HISTÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO: COLÉGIO ESTADUAL “DOM ALBERTO GONÇALVES” - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.18i1.00004
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v18i1.2907Klíčová slova:
Trabalho e educação, Ensino profissionalizante, História da educação,Abstrakt
O presente trabalho se integra ao Grupo de Estudos e Pesquisa “História, Sociedade e Educação no Brasil”, o HISTEDBR, e ao Projeto de Pesquisa do referido grupo, “Levantamento e Catalogação das Fontes Primárias e Secundárias da Educação Brasileira”, e objetiva analisar a relação entre Trabalho e Educação na constituição do Colégio Estadual “Dom Alberto Gonçalves”, localizado no município de Palmeira – PR. Para tal, realizou-se, inicialmente, o levantamento, a catalogação e digitalização das fontes primárias e secundárias encontradas no museu da cidade, na escola em questão e no Instituto Histórico e Geográfi co da localidade. Em seguida, as fontes foram consideradas relacionando-se as peculiaridades do município de Palmeira com o contexto social e econômico do país sob a ótica analítica das categorias Trabalho e Educação. Dessa forma, baseando-se na perspectiva histórico-materialista, concluí-se que a Educação na região foi construída na lógica capitalista, visando a atender às necessidades econômicas de desenvolvimento local.
Stahování
Číslo
Sekce
Licence
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons