VIVÊNCIAS DE FAMÍLIAS QUE ADOTARAM PRÉ-ADOLESCENTES E O MITO DA ADOÇÃO TARDIA - DOI: 10.5212/PublicatioHum.v.18i2.0001
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v18i2.3235Klíčová slova:
Adoção. Instituições de abrigo. Família adotante.Abstrakt
O presente artigo trata da adoção de adolescentes na perspectiva da família adotante. Buscou-se, através da pesquisa, investigar quais são as principais motivações que impulsionaram a adoção de crianças que já ultrapassaram a segunda infância, avaliar como se deu este processo e qual vem a ser o perfi l de família que busca este tipo de perfi lhação. Trata-se de uma pesquisa empírica, realizada na modalidade de estudo de caso e fundamentada teoricamente por uma seletiva revisão bibliográfi ca. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com duas famílias que adotaram, cada qual, um menino de onze anos. Uma vez coletadas as informações, as entrevistas foram transcritas e o conteúdo categorizado e posteriormente confrontado com o referencial teórico pesquisado. A análise permitiu identifi car diferentes motivações para este tipo de adoção, além de revelar que a adoção é um processo gradual que demanda aceitação e diálogo e, ainda, que o perfi l de família que efetiva essa modalidade de adoção condiz com o modelo nuclear. Acredita- -se que uma maior compreensão das motivações e da dinâmica que rege essas famílias adotantes pode fomentar práticas que favoreçam o desenvolvimento ou fortalecimento de uma cultura de adoção que prestigie a adoção de crianças nessa faixa etária.Stahování
Číslo
Sekce
Licence
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons