CORTESIA, INTENÇÃO E CONTEXTO: UMA PERSPECTIVA COGNITIVA. Doi: 10.5212/PublicatioHuma.v.20i1.0001
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v20i1.3585Klíčová slova:
Cortesia verbal, intenção e contextoAbstrakt
A cortesia verbal tem sido contemplada em diferentes estudos que buscam defini-la de maneira satisfatória e apreendê-la enquanto fenômeno linguístico. Sinteticamente, podemos assumir a cortesia verbal como uma estratégia dos falantes para manter o equilíbrio e garantir o sucesso de uma interação verbal (Silva, 2008: 165). Nesse sentido, propomos no presente artigo uma revisitação teórica às diferentes abordagens linguísticas respeitantes à cortesia verbal para depois empreender uma reflexão que parta da perspectiva da linguística cognitiva. Essa reflexão será orientada com a finalidade de alcançar o objetivo central de verificar em que medida e de que maneira os fatores contexto e intenção norteiam e se relacionam com as estratégias de cortesia verbal vigentes em uma língua. Dessa forma, advogaremos fundamentalmente em prol de uma abordagem acerca da cortesia verbal que leve em consideração a intencionalidade dos falantes e de que forma os interactantes adéquam seus atos comunicativos em função do contexto em que se encontram. Para isso, será de suma importância lançar mão das propostas teóricas de Escandell-Vidal (1998), Van Dijk (2012) e Searle (2010).
Stahování
Publikováno
Číslo
Sekce
Licence
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons