CURSO DE PEDAGOGIA: EPISTEMOLOGIA E CURRÍCULO. Doi: 10.5212/PublicatioHum.v.19i2.0004

Autoři

  • Marli de Fátima Rodrigues Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v19i2.3615

Klíčová slova:

PEDAGOGIA, EPISTEMOLOGIA, CURRÍCULO

Abstrakt

 

 Resumo: O presente artigo apresenta uma reflexão acerca da necessidade de se avançar na definição do campo epistemológico da Pedagogia. Esta análise de natureza bibliográfica e documental tem como objetivo demonstrar que a falta de clareza ainda presente ao diferenciar concepção de pedagogia e estrutura de curso tem se configurado como um grande obstáculo para o avanço dessas discussões. Destaca que ao avançar na definição do campo epistemológico da Pedagogia define-se com mais clareza sua estrutura curricular. Reafirma a hipótese de que a identidade do Curso de Pedagogia está estreitamente ligada à sua definição enquanto campo de conhecimento e de investigação.

 

Palavras-chave: Pedagogia, Epistemologia, Currículo.

 

PEDAGOGY COURSE: EPISTEMOLOGY AND CURRICULUM

 

 

Abstract: This article presents reflections about the need to develop better definitions of the epistemological field of pedagogy. The analysis is based on a literature review and on document research and aims to demonstrate that the lack of a clear understanding of the differentiation between the conception of pedagogy and the structure of Pedagogy courses has been an obstacle for the advancements of such discussions. The article highlights that better understandings of the epistemological field of Pedagogy reflects in a clear structure of the course. The hypothesis that the identity of the Pedagogy Course is closely linked to its definition as an area of knowledge and investigation is also reaffirmed in the article.

 

Keywords: Pedagogy, Epistemology, Curriculum.

 

Biografie autora

Marli de Fátima Rodrigues, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professora concursada da Área de Política Educacional. lotada no Departamento de Educação, da UEPG.

Publikováno

2012-05-04

Číslo

Sekce

Artigos