OS BENEFÍCIOS DA AGRICULTURA ORGÂNICA EM RELAÇÃO À CONVENCIONAL: ÊNFASE EM PRODUTOS SELECIONADOS
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v12i2.510Klíčová slova:
agricultura orgânica, agricultura convencional, custos, demanda, ofertaAbstrakt
Esta pesquisa teve como objetivo analisar o retorno socioeconômico da agricultura orgânica em relação ao da convencional e analisar como se comporta a demanda dos produtos orgânicos frente aos seus preços, com base nas culturas da batata inglesa, soja e fumo, no município de Palmeira (PR). As planilhas de custos foram construídas mediante pesquisas feitas com especialistas de instituições públicas e privadas. Também, foi realizada uma pesquisa mercadológica na cidade de Palmeira em que, através de modelo econométrico, pelo método dos mínimos quadrados ordinários, determinou-se a elasticidade-preço da demanda dos produtos orgânicos. Os resultados evidenciaram maior viabilidade econômica para os produtos orgânicos. Como os preços dos produtos orgânicos também são mais altos que os dos produtos convencionais, fez-se a mesma análise considerando preços iguais para os dois sistemas (orgânico e convencional), com o intuito de verificar se a viabilidade econômica dos produtos orgânicos não era dependente da sobrevalorização de seus preços. Os resultados auferidos foram os seguintes: a soja e o fumo orgânico continuaram a ter maior viabilidade econômica que no sistema convencional, porém a batata passou a ter um lucro menor e um ponto de equilíbrio maior que a batata do sistema convencional, o que demonstra que a viabilidade econômica dessa cultura é dependente da sobrevalorização de seus preços. Com relação ao comportamento da demanda por orgânicos, constatou-se que, para cada 1% de aumento no preço dos produtos orgânicos, a quantidade demandada diminuiria em 3,82%; e se os preços aumentassem em 26,2%, a demanda diminuiria em 100%, chegando a zero. Isso quer dizer que, para os consumidores de Palmeira os produtos orgânicos são bens elásticos em relação aos preços acima dos preços dos produtos convencionais.
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