A ESCOLA NORMAL SECUNDARIA EM MARINGÁ: UM IMPORTANTE ESPAÇO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS DÉCADAS DE 1950 A 1970
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v15i2.605Klíčová slova:
Escola Normal Secundária, História da formação de professores, Colégio Santa Cruz, Instituto de Educação Estadual de MaringáAbstrakt
Este texto tem como objetivo investigar a história da formação de professores na cidade de Maringá/PR, a partir do estudo da Escola Normal Secundaria, de iniciativa pública e privada, no período delimitado entre as décadas de 50 e 70 do século XX 2. Nesse percurso procurou-se evidenciar a constituição histórica da Escola Normal Secundária, como um importante espaço para formação de professores no movimento de criação e consolidação do município de Maringá. Para tanto, adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental, assim como, a pesquisa qualitativa desenvolvida a partir da análise de fontes primárias e secundárias da história da educação brasileira vinculadas à formação de professores e ao Curso Normal Secundário do “Instituto de Educação” e “Colégio Santa Cruz”. Além de entrevistas semi-estruturadas com professores e ex-alunas formadas por esse curso. Pretendeu-se, com esse estudo, contribuir para o aprofundamento da temática e, sobretudo, para a história da educação do município. Nesse processo, identificou-se também as dinâmicas sociais, políticas e econômicas que produziram as leis e acabaram por determinar a organização desse curso no município de Maringá. A relevância dessa pesquisa consiste em compreender a Escola Normal como um espaço relevante para formação dos professores que criaram e atuaram na escola primária de Maringá no seu processo de gênese e consolidação.
Stahování
Číslo
Sekce
Licence
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons