A ESCOLA PRIMÁRIA NOTURNA NA POLÍTICA EDUCACIONAL MINEIRA - 1891/1924
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v17i2.1782Schlagworte:
Escola Primária Noturna, História da EducaçãoAbstract
Este trabalho tem por objetivo analisar o processo de confi guração da política educacional mineira para a população jovem e adulta trabalhadora no período de 1891 a 1924.Também, compreender as implicações das reformas educacionais
na defi nição e organização do ensino primário noturno desenvolvido pelo Estado, municipalidades, por particulares e por associações operárias. As principais fontes analisadas foram os anais do Congresso Mineiro; as legislações educacionais; os
termos de inspeção técnica de ensino e relatórios das diretoras; as correspondências diversas, expedidas e recebidas pela Secretaria do Interior; os relatórios dos Secretários do Interior e Justiça; as mensagens dos Presidentes do Estado, dentre outras. Além dessas fontes foram utilizados também os jornais de época, como o órgão oficial do Estado, o jornal “Minas Gerais”; “O Labor”, órgão de difusão da Confederação Auxiliadora dos Operários de Minas Gerais; e “O Confederal”, do Centro Confederativo do Estado, dentre outros. A política ducacional para atendimento aos trabalhadores mineiros foi se constituindo pari passu à construção da política de escolarização da infância e somente a partir da terceira década republicana os
destinatários dessas políticas começaram a ser diferenciados progressivamente, principalmente, por meio da defi nição de uma idade escolar e de programas de ensino específi cos para as escolas noturnas. Pode-se afirmar também que a preocupação com a instrução dos trabalhadores ganhou espaço na agenda política do movimento operário e transformou-se em iniciativas concretas. Destaca-se que a convivência intergeracional pode ser considerada uma das características do ensino noturno primário mineiro, bem como a ambigüidade na elaboração dos programas e o tratamento infantilizado nas instruções de ensino destinadas ao sujeito adulto que freqüentava as aulas noturnas. Pode se ainda destacar, dentre outras, que a política de atendimento educacional aos trabalhadores mineiros contou com uma rede de instituições articuladas em torno do objetivo comum de instruir, levar as luzes à “pobreza envergonhada” do Estado, conforme referida em vários momentos pelos legisladores mineiros.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons