A RELAÇÃO ENTRE AS ATITUDES BELAS E MORAIS
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v10i1.18Schlagworte:
Filosofia moderna, estética, moral, kantismoAbstract
Em princípio não existe nenhum texto a-moral, mesmo que a amoralidade possa ser assim descrita: um autor amoral não ousaria na busca da beleza; ela depende de um jogo das faculdades que, também, jogam conforme uma regra. Um texto literário moralizante não é resultado de um jogo de faculdades do autor, mas advém somente da consciência do mesmo. Assim, a reação desse autor torna-se não-bela. Assaltos literários imorais e não-belos de um texto são regidos de uma maneira redundante e calculada por uma moral que governa a favor do “proibido”. Logo, não é um texto belo. A função estética é essa que trata o estímulo como um fim e não somente como meio. Este comportamento espontâneo é condição da possibilidade para o ato moral (exemplo de um seguidor do segundo imperativo kantiano). Esse autor que possui uma atitude espontânea e que considera o outro (alteridade) como um fim e não somente como um meio, é uma pessoa bela. Mas mesmo assim ela ainda não é uma pessoa moralmente boa. Em todo o caso, o termo “beleza” em sua etimologia latina (bellum) significa bom, e que envolve um projeto moral que esteja dialogando realmente com os interesses coletivos. Significa também na decisão de usar os meios apropriados para este objetivo. Uma vez aceito este projeto, o indivíduo agirá espontaneamente de uma maneira burlesca, de modo que o projeto lúdico possa se tornar real. Será, então, uma pessoa bela e de uma bondade espontânea a ponto de superar todas as experiências negativas que o marcaram. A pergunta: é a beleza moral o ponto o mais elevado do moralidade? Eu trabalharei este problema com base em Schiller, Kant, Gadamer e Sartre.
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons