SATISFAÇÃO E MOTIVAÇÃO NO TRABALHO EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE IRATI, PR, SOB UMA PERSPECTIVA DE APROXIMAÇÃO ENTRE A TEORIA DOS DOIS FATORES E A TEORIA DA EXPECTATIVA. Doi: 10.5212/PublicatioHum.v.19i2.0007

Autor/innen

  • Haroldo José Andrade Mathias Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Luis Fernando Lara Unicentro

DOI:

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v19i2.3118

Schlagworte:

Motivação, Satisfação, Teoria dos dois fatores, Teoria da expectativa, Gestão de pessoas, Ambiente organizaconal.

Abstract

O fenômeno da motivação tem em seu estudo, acompanhamento e manutenção uma tarefa intrincada e imprescindível. Buscando obter uma visão mais abrangente deste processo e contribuir para o aprofundamento da temática no campo das organizações públicas, o presente estudo visou descrever quais os fatores que exercem maior influência na satisfação e insatisfação no trabalho dos professores de uma instituição de ensino municipal da cidade de Irati, PR. O arcabouço teórico fundamentou-se na Teoria dos Dois Fatores de Herzberg e na Teoria Contingencial de Victor Vroom, sob uma perspectiva de aproximação entre estas duas teorias, cujos pressupostos permitiram a construção de um questionário para a coleta dos dados. Ao apontar sob as duas abordagens teóricas os fatores avaliados positiva e negativamente pelos participantes, os resultados demonstram que esses referenciais não trazem explicações contraditórias, mas complementares, fornecendo uma visão geral do nível de satisfação e insatisfação com alguns fatores, ao mesmo tempo em que evidenciam a necessidade de considerar inúmeras influências que compõe a individualidade de cada trabalhador, superando a visão de que a simples aplicação de determinada recompensa genérica e estática é suficiente para motivar.

Autor/innen-Biografien

Haroldo José Andrade Mathias, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduado em Administração e Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Graduando em Geografia e pos graduando em Controladoria e Finanças pela mesma IES.

Luis Fernando Lara, Unicentro

Professor Orientador: Mestre em Economia – UFSC.

Departamento de Administração da UNICENTRO/I.

Veröffentlicht

2012-05-04

Ausgabe

Rubrik

Artigos