PATRIMÔNIO CULTURAL EM PONTA GROSSA (PARANÁ, BRASIL): ARTICULAÇÕES POSSÍVEIS ENTRE MEMÓRIA, HISTÓRIA E TURISMO. Doi: 10.5212/PublicatioHuma.v.20i1.0003
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v20i1.3708Abstract
Preservar o Patrimônio Cultural e desenvolver a atividade turística pode parecer, num primeiro momento, concepções antagônicas como foram um dia as concepções de progresso e preservação. Os discursos teóricos acerca do assunto crescem sensivelmente em busca de um ponto de equilíbrio, onde o binômio Turismo e Cultura possam conviver harmonicamente, evidenciando uma questão mais importante, que é a referência à identidade da comunidade vista como uma necessidade e não como um mero produto turístico. A ênfase deste trabalho é o Patrimônio Histórico Edificado, quer dizer, o patrimônio construído pela sociedade, por meio da acumulação de esforços, mostrando sua capacidade construtiva, através dos tempos. A busca do referencial histórico sobre os bens protegidos na cidade de Ponta Grossa encaminhou-se no sentido de buscar, as produções históricas relativas à cidade. Outro instrumento utilizado na pesquisa foram entrevistas, além da busca pelas fontes iconográficas. Constatou-se que as construções podem ser fontes novas e inesgotáveis na elaboração de uma nova concepção histórica, que está em permanente evolução. Neste contexto, o acervo do Patrimônio cultural por intermédio do patrimônio edificado, deve ser abordado além de seus valores históricos e artísticos, deve ser visto como produto da fabricação, apreendido por meio da memória do fazer. E para entender a amplitude, hoje delegada ao Patrimônio Cultural Urbano, tem-se que conhecer a cidade e a memória histórica e afetiva, selecionada por seus habitantes. Pode ser que, de posse de um novo referencial, interdisciplinando-se, o profissional em turismo, o historiador e o planejador urbano, encontrem um caminho mais efetivo nesse mundo simbólico do Patrimônio e Turismo.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons