UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA A CIÊNCIA, PARA TECNOLOGIA E PARA SOCIEDADE
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v11i1.488Schlagworte:
conhecimento matemático, precisão, ciência, tecnologia e sociedadeAbstract
Neste artigo, tivemos como finalidade enfatizar a importância do conhecimento matemático em sua íntima relação com a ciência, com a tecnologia e com o contexto social, tendo como respaldo o enfoque histórico sobre a idéia de precisão. Assim, destacamos a figura de Galileu como o precursor de um mundo matematizado, no qual se pode aplicar a matemática para resolver os problemas da matéria, obtendo grande êxito nas investigações. Os estudos até então realizados buscavam explicar a essência e a qualidade dos objetos, porém Galileu buscou quantificar esses objetos, dando um grande impulso para uma ciência matematizável, transformando o mundo do aproximadamente, o que resultou em profundas transformações científicas e tecnológicas. A matemática caracterizou-se então como elemento revelador para que a ciência moderna pudesse alcançar significativo avanço. Dessa forma, com essa reflexão, visamos ressaltar que a gênese histórica do conhecimento matemático tem suas bases voltadas para a resolução dos problemas da humanidade, o que requer que o trabalho com esse conhecimento em sala de aula não deixe de ressaltar essas importantes contribuições. A matemática deve ser concebida como algo que vai muito além de uma simples ferramenta. Precisamos enfocar também seu poder reflexivo, analítico e questionador, formador de competências e habilidades que possam levar os alunos a serem cidadãos críticos e reflexivos de sua realidade.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons