OS JECAS DO LITERATO E DO CIENTISTA: MOVIMENTO EUGÊNICO, HIGIENISMO E RACISMO NA PRIMEIRA REPÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v13i1.535Schlagworte:
eugenia, racismo, higienismo, Monteiro Lobato, Aleixo de VasconcellosAbstract
A eugenia, o higienismo e o racismo foram algumas das fontes inspiradoras dos intelectuais brasileiros que, no início do século XX, pensaram o país e sua população, apresentando propostas para a solução dos problemas por eles diagnosticados. Realizando um breve estudo comparativo no qual se procura analisar as perspectivas de Monteiro Lobato e de Aleixo de Vasconcellos, o presente trabalho se propõe, ao mesmo tempo, a evidenciar os procedimentos criativos, críticos e seletivos de apropriação das teorias científicas, empreendidos por intelectuais e cientistas brasileiros na Primeira República (1889-1930).
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons