O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v14i1.563Schlagworte:
Rupturas de paradigmas, ensino-aprendizagem, prática pedagógicaAbstract
O mundo atual passa por crises nos diversos setores da vida humana, crises essas que provocam profundas transformações nas relações tanto interpessoais quanto das coletividades. Através desta pesquisa procuramos detectar elementos da organização física e didático-pedagógica vigentes no ambiente escolar e que podem interferir diretamente na obstrução de uma coerência entre a teoria e a prática pedagógica. Procuramos analisar os elementos observados buscando estabelecer uma relação entre os mesmos e os paradigmas que orientam os conceitos sobre a visão de mundo desde as mais antigas civilizações até nossos dias. Sabemos que até o século XV, no mundo ocidental, favorecia-se uma visão orgânica da vida. Nos séculos XVI e XVII mudou-se radicalmente essa concepção de mundo orgânico para a concepção de mundo máquina. No início do século XX, entretanto, a física quântica provocou o desmoronamento do paradigma cartesiano ao revelar que a natureza não se apresenta como blocos isolados e sim como uma complexa teia de relações entre as várias partes de um todo unificado. A escola também atravessa momentos de rupturas, dificuldades e necessidade de profundas transformações em sua concepção, estrutura e organização. Existe a consciência da necessidade de mudanças, mas, muitas vezes, parece que tais mudanças se encontram restritas a questões periféricas, deixando-se de lado transformações que dizem respeito diretamente ao aluno e ao desenvolvimento do processo de conhecimento. Assim, procuramos colaborar com sugestões de possíveis mudanças, estabelecendo relações entre o suporte teórico que orienta nosso trabalho e a realidade escolar vigente, buscando auxiliar na melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons