ALGEMAS SOCIAIS E FATALISTAS COMO CARACTERIZAÇÃO FEMININA, EM BOQUITAS PINTADAS, DE MANUEL PUIG. DOI: 10.5212/PublicatioHum.v.19i1.0005
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v19i1.3252Keywords:
Caracterização, Personagem, Influências Sociais, VozesAbstract
O presente artigo pretende, a partir de Boquitas pintadas, de Manuel Puig, romance de intuitos populares e forma folhetinesca, proceder à caracterização dapersonagem Nenê, analisando se as influências sociais (e o poder, em uma sociedadecapitalista) podem gerir o comportamento da personagem feminina, sendo esta advinda de uma classe menos prestigiada. Para realizar o que propomos, primeiramente será feita a revisão teórica, que enfocará considerações acerca de literatura e sociedade, conceitos de dialogismo, monologia, polifonia, e ponderações a respeito da personagem e sua caracterização. A seguir, faremos um apanhado de informações acerca de Boquitas pintadas, destacando aspectos gerais de sua constituição. Posteriormente, passaremos à caracterização da personagem Nenê, exemplificando com trechos da obra que auxiliem nas análises necessárias, para enfatizar se há pressões dos fatores sociais sob sua representação. As considerações a que chegamos são de que a caracterização da personagem se dá como resposta ao meio, sendo observada até certo ponto como fatalista, resignada a uma vida infeliz, demonstrando comportamentos que o meio solicitava e que as relações de poder ligadas a questões tanto capitalistas quanto de prestígio social e estigmatização participaram da construção de Nenê, além de influenciarem no desenvolvimento do romance.
Palavras-chave: Caracterização. Personagem. Influências sociais. Vozes.
Downloads
Published
Issue
Section
License
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons