EDUCAÇÃO E CIDADANIA: UM OLHAR SOBRE O MANIFESTO DE 1932. Doi: 10.5212/PublicatioHuma.v.20i1.0008
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v20i1.4150Keywords:
Educação, História, CidadaniaAbstract
Resumo. Este artigo discute a educação como elemento de formação para a cidadania, visto como indispensável à garantia dos direitos sociais, à constituição da democracia e ao desenvolvimento do espírito de civismo e amor à pátria. Para tanto, toma-se como foco de investigação o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, considerando-o um significativo documento publicado em 1932, redigido por Fernando de Azevedo e subscrito por 25 educadores. Este se dirigia ao Povo e ao Governo, propondo a reconstrução educacional no Brasil e discutia os problemas vivenciados para a difusão da escola pública com a criação de um Sistema Nacional de Ensino. A educação foi expressa como “direito” de todos. O programa de educação exposto no manifesto se fundamentou na idéia de formação integral e natural do indivíduo, que devia ser conscientizado sobre seus deveres para com a sociedade e a nação brasileira. Esta deveria fomentar a noção de que todos, independente da situação econômica, teriam deveres para com a sociedade, assim o trabalho, a disciplina, a cooperação e a solidariedade eram elementos fundamentais a serem cultivados. Estimulava-se a exacerbação do sentimento altruísta com vistas ao bem comum.
Palavras-chave: História da Educação; Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932); Educação e cidadania.
Downloads
Issue
Section
License
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons