CRIME, CASTIGO E COTIDIANO NO SERTÃO ESCRAVISTA GUARAPUAVANO DURANTE A SEGUNDA METADE DOS OITOCENTOS. Doi: 10.5212/PublicatioHuma.v.21i2.0002
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v21i2.4801Palabras clave:
Escravidão, Criminalidade, GuarapuavaResumen
Conferindo particular relevo aos episódios em que os cativos vitimaram seus próprios senhores, os pesquisadores da historiografia social da escravidão no Brasil tenderam a interpretá-los como formas de resistência dos escravos contra o cativeiro. Entretanto, nas regiões rurais onde predominavam as pequenas posses de escravos, novos estudos têm demonstrado que as circunstâncias de ocorrência dessas ações, muitas vezes, aproximavam os cativos mais do mundo dos homens livres do que de seus senhores. O presente estudo busca discutir tais desdobramentos historiográficos e apresentar algumas conclusões a respeito da análise de três eventos registrados pelas autoridades policiais na comarca de Guarapuava — uma região de senhores de poucos escravos — envolvendo livres e cativos no século XIX.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons