LEARNING ORGANIZATIONS: UM DIAGNÓSTICO DE UTILIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v13i2.542Palabras clave:
learning organization, gestores de tecnologia, gestão conhecimentoResumen
O presente estudo tem por objetivo diagnosticar a utilização das disciplinas propostas por Peter Senge em um grupo de empresas, procurando identificar se existe ambiente propício à aprendizagem e se as mesmas podem ser enquadradas ou não, como “Organizações que aprendem” (Learning Organizations). Foram coletados dados através de questionário aplicado à gerentes, supervisores e proprietários de empresas da Região de Ponta Grossa, no Estado do Paraná, nos quais se buscou identificar a presença das cinco disciplinas que para Peter Senge são: o pensamento sistêmico, a capacidade individual, os modelos mentais, a visão compartilhada e a aprendizado em equipe. Os resultados obtidos demonstram que as empresas podem ser caracterizadas como em processo de aprendizagem. Por fim, o artigo procura alertar para as ferramentas de aprendizagem que, se efetivamente incorporadas às empresas, poderão proporcionar ganhos no desempenho.
Descargas
Número
Sección
Licencia
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons