Habermas e Höffe: solipsismo metódico ou razão cosmopolita em Kant? - DOI: 10.5212/PublicatioHum.v.18i2.0002
DOI :
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v18i2.1105Résumé
O presente trabalho trata de duas perspectivas de interpretação da Crítica da Razão Pura (KrV). Segundo Jürgen Habermas, o esquematismo da razão, medida pela qual se pretende enunciar algum juízo sobre os objetos com a pretensão de fundamentação última do saber, é falso. O “eu penso” Kantiano cai num solipsismo que não o autoriza a estabelecer um vínculo entre verdade e objetividade. Na perspectiva de Otfried Höffe, o conceito de razão que se apresenta na KrV merece considerações mais amplas do que aquelas apresentadas por Habermas. Por uma leitura cosmo-política da KrV notamos que uma razão republicana tem, por conseguinte, um caráter social e, com isso, anti-solipsista. As motivações de Höffe em torno da idéia de República Mundial requerem uma (re)interpretação do papel da razão na KrV a fim de situá-la no projeto filosófico de inspiração republicana, e portanto, cosmopolítica.Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons