A AFETIVIDADE SOB A ÓTICA PSICANALÍTICA E PIAGETIANA

Auteurs-es

  • Vilmarise Sabim Pessoa

DOI :

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v8i1.12

Mots-clés :

afetividade, ensino, aprendizagem, relação professor- aluno, Piaget, Freud

Résumé

O presente texto enfatiza a importância da afetividade no processo de ensino e aprendizagem, e nas relações pedagógicas professor-aluno, apontando para o fato de que a afetividade pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma criança na escola. Esta relação afetiva é enfocada sob a ótica psicanalítica e piagetiana, pois em ambas a afetividade se encontra muito presente quando se fala em desenvolvimento emocional e cognitivo. Sob a abordagem psicanalítica, a afetividade é vista como um processo em que alguém investido de amor, constrói o seu eu, e descobre o prazer e o desejo de aprender. Sob a ótica piagetiana, ela aparece como um aspecto necessário, complementar e indissociável no desenvolvimento intelectual do ser humano.

Publié-e

2008-12-18

Numéro

Rubrique

Artigos