A FILOSOFIA COMO MATÉRIA DE ENSINO: HISTÓRIA E QUESTÕES METODOLÓGICAS - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.17i2.177187

Auteurs-es

  • Dalton José Alves UNIRIO

DOI :

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v17i2.1771

Mots-clés :

História, Filosofia – estudo e ensino, Educação – Ensino Médio, Política educacional – currículo.

Résumé

A Filosofia como matéria de ensino, sua história e questões metodológicas, refere-se a uma abordagem que visa tratar de modo panorâmico sobre como se realizou e tem se realizado o ensino de Filosofia nas escolas de nível básico no Brasil e em outros países. O texto se baseia em dados históricos sobre a introdução da disciplina Filosofia no currículo e sobre os diferentes métodos de sino aplicados, quais os modelos em conflito, como se organiza a avaliação, etc. Por fim, tratamos dos desafios atuais que a realidade do ensino em sala de aula apresenta aos professores de Filosofia, os quais necessitam de uma resposta urgente, tanto do ponto de vista didático-metodológico, quanto da formação dos professores.

Publié-e

2010-10-28

Numéro

Rubrique

Artigos