PRESENÇAS DA CULTURA REGIONAL NOS TELEJORNAIS ESTADUAIS.Doi: 10.5212/PublicatioHuma.v.20i1.0002
DOI :
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v20i1.3644Mots-clés :
Cultura regional, Gauchidade, TelejornalRésumé
Este estudo centra-se em identificar as estratégias de comunicação que os telejornais do Rio Grande do Sul utilizam para representar a gauchidade nos programas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que analisa três edições de cada telejornal das emissoras RBS TV, Band e Record, durante as comemorações da Semana Farroupilha. Verificou-se que a gauchidade é marcada pela interação dos apresentadores com o telespectador e pelo incentivo ao consumo de bens simbólicos mais próximos dos tradicionalistas. De modo geral, a mídia, em específico os telejornais, dão continuidade às manifestações culturais e à preservação da identidade gáucha, da mesma forma, que as atualizam.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons