A EDUCAÇÃO COMPARADA E SUA ARQUITETURA HISTÓRICA. Doi: 10.5212/PublicatioHuma.v.20i2.0001
DOI :
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v20i2.4182Mots-clés :
Educação Comparada. História da Educação Comparada. Metodologia Comparatista e Interdisciplinaridade.Résumé
Enquanto campo de investigação e procedimento metodológico de pesquisa, a educação comparada é um terreno fértil e com amplas perspectivas pela sua potencialidade, que pode ser verificada em várias subáreas das ciências humanas e das ciências sociais. Trata-se de um espaço de construção do conhecimento situado nas fronteiras da elaboração desse saber que é necessariamente interdisciplinar. Neste artigo discute-se a educação comparada e o método comparatista no campo educativo. O texto está organizado em duas partes. Na primeira parte faz-se uma breve incursão acerca dos principais enfoques que a educação comparada vem recebendo ao longo do tempo. Na segunda, apresenta-se uma exposição da arquitetura da educação comparatista, a partir dos autores fundamentais que trataram do tema. Concluindo, apontam-se alguns limites e possibilidades no uso da educação comparada, assim como elementos para futuras reflexões e pesquisas.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons