PERFIL PEDAGÓGICO/ADMINISTRATIVO DOS GESTORES ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE RESERVA. Doi: 10.5212/PublicatioHuma.v.20i2.0007

Auteurs-es

  • Rosilda de Moraes Bergamasco UEM
  • Antonio Mateus Bergamasco

DOI :

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v20i2.4268

Mots-clés :

Gestor escolar, Gestão administrativa, Gestão pedagógica, Práticas cotidianas.

Résumé

Este estudo teve como objetivo analisar as práticas cotidianas dos diretores das escolas/colégios estaduais do município de Reserva, a fim de verificar se esses profissionais realizam atividades tanto de cunho administrativo quanto pedagógico, e com que frequência e de que forma elas são realizadas. Buscou-se, também, verificar quais dessas atividades são prioridades para cada gestor. Na pesquisa foi utilizado o método survey, aplicando-se um questionário aos oito diretores da rede estadual do município. O questionário contemplou dados referentes aos aspectos administrativos e pedagógicos que envolvem a gestão escolar. A pesquisa revelou que os diretores pesquisados costumam realizar atividades tanto referentes à gestão administrativa quanto pedagógica, no entanto algumas tarefas de cunho pedagógico ainda precisam ser mais frequentemente realizadas, bem como é fundamental que os diretores se considerem como um dos principais agentes responsáveis pela aprendizagem. Só assim conseguirão promover um equilíbrio entre os aspectos administrativos e pedagógicos e, consequentemente, poderão se considerar realmente gestores escolares e não meros administradores de escola.

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Publié-e

2012-11-24

Numéro

Rubrique

Artigos