RÁDIO UNIVERSITÁRIA: VETOR DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA ENTRE O ESPECIALISTA E O RADIOUVINTE
DOI :
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v11i1.490Mots-clés :
Comunicação científica, rádio universitária, especialistas e ouvinteRésumé
Buscamos, com este estudo mostrar a relevância das pesquisas científicas e tecnológicas produzidas nos programas de pós-graduação em Agronomia, Medicina e Saúde Coletiva das universidades públicas da região sul do Brasil, bem como de que forma essas pesquisas podem ser comunicadas pela rádio universitária ao seu público-ouvinte. Acredita-se que as pesquisas geradas nas universidades públicas não podem e não devem ficar armazenadas nas bibliotecas ou restritas apenas aos especialistas ou à comunidade acadêmica. Elas precisam chegar à população que as “financiam” porque a universidade pública pertence à sociedade e a ela deve servir. Portanto, os conhecimentos científicos e tecnológicos desenvolvidos na universidade precisam ser socializados e democratizados para que a população a ela tenha acesso e dela se beneficie. Nossa investigação realizou-se por meio de entrevistas com os coordenadores de mestrado e doutorado em Agronomia e mestrados em Medicina e Saúde Coletiva das universidades públicas da região sul do Brasil e com os jornalistas, radialistas, diretores, programadores, produtores e chefes das emissoras radiofônicas dessas universidades. Isso levou-nos a produzir um modelo de programa piloto para a Rádio Universidade FM, da Universidade Estadual de Londrina, que denominamos CIÊNCIAS EM DESTAQUE, com o objetivo de mostrar à universidade e à emissora de rádio universitária que é possível democratizar e publicizar as pesquisas científicas e tecnológicas geradas nos programas de pós-graduação.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons