ENTRE A DEFESA E A REGENERAÇÃO: ALTERNATIVAS E OPÇÕES PARA O APRIMORAMENTO DA RAÇA NA DÉCADA DE 1920
DOI :
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v11i2.494Mots-clés :
Eugenia, Higienismo, Aleixo de Vasconcellos, Renato Kehl, historiografia da ciênciaRésumé
A proposta do artigo é evidenciar os processos criativos, críticos, seletivos e originais de apropriação de teorias científicas, conforme revelados pelos homens de ciência da Primeira República. Para tanto, após um breve retrospecto de sua trajetória até o final da década de 1920, são analisadas algumas idéias defendidas por Aleixo de Vasconcellos, em contraposição às do médico eugenista Renato Kehl. Observa-se que em ambos os casos, existe o propósito de cuidar da raça e do futuro da pátria, ainda que se mostrassem divergentes quanto aos pressupostos e aos meios para se atingir tais fins.
Téléchargements
Numéro
Rubrique
Licence
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons