“OMBROS LARGOS” X “LÍNGUA GRANDE”: OS PROJETOS DE EDUCAÇÃO DO CORPO NAS TRANSFORMAÇÕES DA ANTIGÜIDADE GREGA

Auteurs-es

  • Carlos Herold Junior Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI :

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v15i2.606

Mots-clés :

Antigüidade grega, educação, corpo, educação física, história da educação

Résumé

O objetivo deste trabalho é analisar a educação do corpo na antiga sociedade grega. Para isso, partindo de uma revisão bibliográfica de estudos que, na atualidade, endossam importância desse período para a educação física, dividimos o texto em três momentos: no primeiro, verificamos a forma como o corpo do guerreiro é visto e elogiado. No segundo, analisamos como, no esteio das transformações sociais que levaram à construção da pólis, essa concepção de corpo guerreiro fora posta em cheque, redundando em variados discursos educacionais sobre o corpo: aqueles que o elogiavam como via de acesso às virtudes intelectuais e aqueles que o secundarizam para o cultivo da política e filosofia. Na terceira parte, à guisa de conclusão, a partir da análise feita, endossamos a necessidade e o cuidado no estudo da educação corporal na sociedade. Assim podem ser evitadas posturas anacrônicas que, em última instância, ou apologizam ou diminuem a importância dos gregos para a história da educação e da educação do corpo.

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