“OMBROS LARGOS” X “LÍNGUA GRANDE”: OS PROJETOS DE EDUCAÇÃO DO CORPO NAS TRANSFORMAÇÕES DA ANTIGÜIDADE GREGA
DOI :
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v15i2.606Mots-clés :
Antigüidade grega, educação, corpo, educação física, história da educaçãoRésumé
O objetivo deste trabalho é analisar a educação do corpo na antiga sociedade grega. Para isso, partindo de uma revisão bibliográfica de estudos que, na atualidade, endossam importância desse período para a educação física, dividimos o texto em três momentos: no primeiro, verificamos a forma como o corpo do guerreiro é visto e elogiado. No segundo, analisamos como, no esteio das transformações sociais que levaram à construção da pólis, essa concepção de corpo guerreiro fora posta em cheque, redundando em variados discursos educacionais sobre o corpo: aqueles que o elogiavam como via de acesso às virtudes intelectuais e aqueles que o secundarizam para o cultivo da política e filosofia. Na terceira parte, à guisa de conclusão, a partir da análise feita, endossamos a necessidade e o cuidado no estudo da educação corporal na sociedade. Assim podem ser evitadas posturas anacrônicas que, em última instância, ou apologizam ou diminuem a importância dos gregos para a história da educação e da educação do corpo.
Téléchargements
Numéro
Rubrique
Licence
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons