O comportamento do consumidor no mercado de barras cereais - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.17i1.049058

Autori

  • Claudia Helena Degáspari
  • Fátima Mottin
  • Elsa Wasserman Blinder

DOI:

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v17i1.1659

Parole chiave:

Comportamento do consumidor. Barras de cereais. Alimentos.

Abstract

O objetivo deste trabalho foi descrever o comportamento do consumidor e do não consumidor de barras de cereais, identifi cando o público ao qual a promoção do produto deve ser direcionada de forma a estimular o seu consumo. Foram entrevistadas 232 pessoas, sendo que 63,8% se identifi caram como consumidores do produto e, na maioria, mulheres (73,8%). Foram analisadas as tendências de consumo de acordo com o estado civil, faixa etária, nível de renda, grau de escolaridade, prática de exercícios físicos, motivos que levam ao consumo e local de compra. Verifi cou-se que na compra do produto a escolha é muito impulsionada pelo sabor e textura, seguida pelos dados dos valores nutricionais. Preço, marca, fabricante e embalagem mostraram uma baixa interferência na decisão de compra. O local preferencial de compra são supermercados. Não existe uma classe social que consuma expressivamente mais que outra quando se analisam conjuntamente renda, idade escolaridade. O motivo de consumo se diferencia de acordo com a faixa etária, sendo que para os idosos a palavra "saudável" está altamente associada ao produto. Tendo em vista as tendências observadas quanto ao local de compra desse produto, a forma mais indicada para a sua promoção seria aquela realizada nos pontos de venda, em vez de se fazer um investimento (por vezes oneroso) em propagandas televisivas.

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Artigos