MILTON SANTOS: PENSAMENTO GLOBAL E EDUCAÇÃO

Autori

  • Renata Lopes da Silva UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v17i2.1780

Parole chiave:

Milton Santos, Educação, História da Educação, Políticas-Educacionais, Intelectuais

Abstract

O presente trabalho de pesquisa intitulado "Milton Santos: Pensamento Global e Educação" apresenta um estudo do pensamento do intelectual Milton Santos (1926-2001), um professor que fomentou sobremaneira o debate sobre elementos que compõem a realidade mundial e em especial a brasileira. A problemática que norteou a presente pesquisa fundamentou-se na necessidade de contínuas investigações sobre a complexidade histórica do presente, a realidade contraditória em que a Educação está posta, bem como essa Educação pode ser entendida e transformada neste contexto sócio-histórico e assumir uma postura que é contrária a lógica do capital. Detivemo-nos a pesquisa ao estudo dos conceitos de "Espaço"; "Globalização"; "Globalitarismo"; "Pensamento único"; "Cidadania", "Pensamento Universal" e a "Experiência, sabedoria da escassez" que representam alguns dos elementos teóricos que compõem o pensamento do professor Milton Santos fazendo um paralelo com a Educação formal brasileira contemporânea. Alicerçados nos pressupostos teóricometodológicos da teoria marxiana buscamos situar a problemática no contexto macroestrutural, relacionando-a com as particularidades dos conceitos estudados, buscando fazer um paralelo com a totalidade, a luta de classes, a contradição e a hegemonia. O estudo dos conceitos miltonianos fornece subsídios analíticos para o entendimento do contexto sócio-histórico contemporâneo em que se encontram as políticas voltadas para a Educação formal brasileira e em que são postuladas discussões sobre a sua transformação. Procuramos estabelecer de acordo com a concepção miltoniana de intelectual a sua relevância para a organização e mobilização social
assim como a sua relação com a Educação. As pesquisas realizadas pelo intelectual Milton Santos dimensionam os fundamentos de uma nova Geografi a e apesar de não ser uma referência comum na área da Educação, os conceitos elaborados por ele contribuem para a compreensão da representação real do contexto social em que a Educação está inserida e para tanto consideramos a relevância do esmiuçamento de seu pensamento. No entanto, não pretendemos com esse trabalho de pesquisa esgotar as discussões entorno do pensamento do professor Milton Santos, mas sim em contrapartida suscitar o conhecimento e o debate acerca de uma parte dos conceitos
presentes em sua obra para o real enfrentamento teórico e prático voltado para o debate da história e das políticas educacionais.

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Pubblicato

2010-10-29

Fascicolo

Sezione

Resumo