O PAPEL DA ESTATÍSTICA NA LEITURA DO MUNDO: o letramento estatístico - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.16i1.045053

Autori

  • Irene Mauricio Cazorla Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Franciana Carneiro de Castro Universidade Federal do Acre - UFAC

DOI:

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v16i1.617

Parole chiave:

leitura de dados estatísticos, professor de Matemática, cidadania, formação docente

Abstract

As informações estatísticas permeiam o cotidiano dos cidadãos e muitas acabam influenciando suas decisões. Contudo, essas informações podem conter armadilhas, que o cidadão comum não consegue perceber e desarmar por não possuir conhecimentos básicos de Estatística. Nesse sentido, a inclusão dos conceitos básicos de Estatística e Probabilidades no currículo da Educação Básica, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais, possibilita um grande avanço na formação para a cidadania. Para tanto, se faz necessário repensar a formação profissional dos professores para que possam desenvolver uma atitude de reflexão e crítica e novas abordagens educativas no processo de trabalho, o qual revela a complexidade que envolve a ação de ensinar e aprender a leitura matemática em sala de aula. Assim, torna-se indispensável para quem trabalha com a formação inicial e continuada dos professores, incorporarem novos elementos formativos a partir das referências cognitivas que direcionam os esquemas de ação dos professores na constituição de um corpo de saberes e práticas concernentes à ação docente que permita que a experiência cotidiana possa ser incorporada de forma crítica na prática escolar.

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Artigos