Política Educacional: uma abordagem sócio-histórica - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.16i1.061065

Autori

  • Lívia Diana Rocha Magalhães

DOI:

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v16i1.619

Parole chiave:

Política Educacional, idade, gerações

Abstract

O Estado brasileiro ainda não foi capaz de cumprir as políticas universais de educação pública gratuita e laica, a que se propôs a cumprir. o Estado liberal. A partir de horizontes epistemológicos no campo da história e da sociologia vai se tornando cada vez mais evidentes para nós, que estudar as políticas educacionais no nosso país, supõe analisar como ela está refletindo sobre determinados agrupamentos sociais, quando se considera que ao longo do tempo, tem apresentando processos de exclusão educacional e implicações bastante complexas no campo da realidade concreta. Nessa perspectiva, passamos a considerar que no seio da nossa sociedade, à parte das condições legais previstas pelas políticas educacionais, foram comparecendo um conjunto de contradições e tensões que foram chocando-se com as proposições genéricas de uma educação acessível a todos.

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