UTILIZAÇÃO DOS SÍTIOS NATURAIS EM ATIVIDADES DIDÁTICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA, PR
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v14i2.566Palabras clave:
sítios naturais, prática de campo, atividade de campo, interpretação da naturezaResumen
O estudo realizado investigou o uso dos sítios naturais da região de Ponta Grossa e dos Campos Gerais como recurso didático em atividades do Ensino Fundamental e Médio da cidade em 47 escolas da rede de ensino do espaço urbano. Os resultados mostraram que: as escolas particulares realizam mais atividades de campo; as escolas públicas, em compensação, realizam atividades principalmente em sítios próximos, que demandam menos recursos; as disciplinas que mais utilizam atividades de campo são Geografia e Ciências; os sítios turísticos da região são os mais utilizados, seguidos de sítios com significado histórico para a cidade (balneários); o Parque Municipal Margherita Sannini Masini, a despeito do grande potencial de uso e localização privilegiada, no centro da cidade, é pouco utilizado; entre os objetivos/atividades declarados pelos professores das escolas analisadas, destacam-se “Educação Ambiental” e “conhecer os sítios turísticos da região”, neste caso refor-çando vocação regional para o turismo; não se constataram atividades de campo classificáveis como investigativas ou treinadoras, as mais complexas e trabalhosas, o que reflete uso incipiente das atividades realizadas. As principais proposições para o uso dos sítios naturais em atividades didáticas são: adoção de práticas de interpretação da natureza; produção de material de apoio adequado; adoção de práticas com papéis didáticos classificáveis como investigadores e treinadores, que implicam maior engajamento e criatividade dos alunos envolvidos.
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