TRANSGRESSÃO E REFLEXÃO - PARANGOLÉS - HÉLIO OITICICA, Doi: 10.5212/PublicatioHum.v.19i2.0005
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v19i2.3657Palavras-chave:
Hélio Oiticica, Parangolé, Transgressão – ReflexãoResumo
Em épocas de crise aflora a inspiração dos artistas, pois, é neste momento que sobressaem os expoentes da luta pelos valores culturais. As feridas abertas pelas intervenções dominadoras dão espaço para a reconstrução do novo cenário artístico-cultural, neste contexto, surge Hélio Oiticica, que quebra os paradigmas existentes e inova de maneira surpreendente e criativa na maneira de fazer arte. Incorpora o “artista-inventor”, rompendo com a estrutura tradicional na arte do Brasil, transgride fronteiras. Entre suas proposições citamos: “invenções”, “bólides”, “metaesquemas”, “cosmococa”, “penetráveis”, “parangolé”, entre outras. Provocou críticas, questionamentos e reflexões, mas também inspirou e continua inspirando muitos artistas com sua maneira única de fazer arte. Neste contexto questionamos: Qual a contribuição de Hélio Oiticica e suas obras para a arte contemporânea? As questões norteadoras da pesquisa são: Como Hélio trabalhou as intervenções artísticas nos espaços? De que maneira o artista inovou a concepção do que é arte? Qual a repercussão artística no sistema das artes? Como desenvolver um projeto didático pedagógico a partir da produção artística do artista?. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo. Sendo assim, partimos da pesquisa sobre a vida e obras do artista Hélio Oiticica, suas Interferências Artísticas e a Arte Contemporânea, tendo como principais teóricos pesquisados os autores: Basbaun (2001) e Favaretto (2000) entre outros, será elaborado um planejamento docente possibilitando a interação dos educandos com o tema proposto dentro do seu contexto sócio cultural, tendo em vista que esta pesquisa encontra-se em andamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons