Entre a aldeia e a cidade: o trabalho na perspectiva dos índios Guarani e Kaingang do sudoeste do Paraná na luta pela sobrevivência
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v22i1.5614Palavras-chave:
Trabalho, Estado, Sociedades indígenas e pobreza.Resumo
O objeto estudo parte do pressuposto da urgência de compreender o porquê as tribos Guarani e Kaingang da reserva de Mangueirinha sudoeste Paraná estão migrando para cidades vizinhas em busca de trabalho. Partindo da (pesquisa etnográfica) em observação direta e indireta na reserva indígena e com empresas empregadoras, afim, descrever e interpretar os processos interculturais entre, sociedades indígenas e o homem branco. Na perspectiva, marxista de “trabalho produtivo” o modelo capitalista com o objetivo de produzir lucro - não encontra espaço e função na interpretação das sociedades indígenas enquanto estejam isoladas ou não, sendo marginalizadas ao sistema capitalista. Para isso elegeu-se autores como: Marx, Clastres, Mészaros, e Frigotto. Deste modo, surge o campo híbrido, fluido, polissêmico, ao mesmo tempo promissor das formas diferenciadas de trabalho e como isso se representa socialmente. Identificar esses distintos sujeitos e das suas múltiplas identidades socioculturais em meio à suas representações sociais pela sobrevivência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons