A CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DEMOCRÁTICO: ATORES E PARCERIAS NA EDUCAÇÃO RURAL
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v13i1.534Palavras-chave:
educação, parceria, atores sociaisResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar um mapeamento das organizações sociais e programas governamentais presentes no meio rural paranaense. São atores sociais e programas que objetivam desenvolver processos educativos e assistência técnica orientada para os pequenos proprietários. Parte-se da discussão sobre o processo de construção democrática, em especial a década de 1990, quando as práticas sociais com características democráticas são intencionadas, ampliadas e experimentadas pelas organizações sociais. Os movimentos sociais e ONGs impulsionam atividades vinculadas ao meio rural. Discute-se a ampliação do espaço público e a parceria como a possibilidade de encontros entre atores sociais diferentes, porém com objetivos em comum. Constata-se, através de análise documental e entrevistas, que o desafio central percorrido pelas organizações e programas governamentais é o desenvolvimento rural, através de processos educativos formais ou não-formais. As temáticas que percorrem este trabalho são: Sociedade Civil e Estado, processo de democratização, espaço público, parcerias e educação no meio rural.
Downloads
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons