Um panorama do ensino de ciências do município de Cambuci/RJ: o que tem sido feito e a necessidade de mudanças

Main Article Content

Cassiana Barreto Machado
Francilayne Oliveira
Isabelly Carvalho
Torquato Pinheiro
Bruno Fernandes

Resumo

Nesta pesquisa realizou-se um levantamento sobre o ensino de ciências no município de Cambuci/RJ, a fim de identificar como é o ensino atual praticado nas escolas e quais suas necessidades. Para isso responderam a um questionário 33 professores atuantes no primeiro segmento do ensino fundamental, professores de ciências do segundo segmento do ensino fundamental e professores de física, química e biologia do ensino médio de 8 escolas públicas do município. A partir da análise identificou-se que poucos professores possuem formação na área de ciências naturais. As escolas possuem poucos espaços destinados ao ensino de ciências, entretanto os professores buscam formas alternativas para o seu ensino, como feira de ciências. As práticas dos professores têm como modelos didáticos predominantes: tradicional, tecnológico e em alguns casos espontaneista. Evidenciou-se a necessidade de vincular o ensino de ciências as questões que relacionem ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, propiciando a formação crítica dos estudantes.

Metrics

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
MACHADO, C. B.; OLIVEIRA, F.; CARVALHO, I.; PINHEIRO, T.; FERNANDES, B. Um panorama do ensino de ciências do município de Cambuci/RJ: o que tem sido feito e a necessidade de mudanças. Olhar de Professor, v. 21, n. 1, p. 116-130, 10 jun. 2019.
Seção
Políticas Públicas, Formação de Professores e Processo de Ensino e Aprendizagem