Trajetórias de professores de Sociologia e as dinâmicas da comunidade disciplinar no estado do Rio de Janeiro

Main Article Content

Mariana Lima Vilela
Gustavo Dias da Silva
https://orcid.org/0000-0001-8430-1545

Resumo

A pesquisa focaliza a comunidade disciplinar de Sociologia e trajetórias de professoras do Ensino Médio no Rio de Janeiro. Assenta-se sobre os conceitos de comunidade disciplinar e construção social do currículo (BALL, MAGUIRE e BRAUN, 2016; HOBSBAWN e RANGER, 1997; GOODSON, 1997; 2001; 2012). Por meio de entrevistas semiestruturadas, relaciona histórias dos grupos disciplinares com a trajetória profissional de três entrevistadas, focalizando: (i) disputa por recursos, status e territórios; (ii) invenção de tradições; e (iii) retórica em defesa da disciplina. Os resultados apontam a mobilização de discursos da comunidade disciplinar em políticas educacionais, fortalecendo argumentos em favor da disciplina na escola básica. A promulgação da Lei 11.684/2008 marca a luta pela consolidação da carga horária semanal da disciplina. Indica-se um crescente fortalecimento da comunidade disciplinar e conquistas nas políticas educacionais, por meio da construção de redes que subsidiam práticas dos docentes de Sociologia.

Metrics

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
VILELA, M. L.; SILVA, G. D. DA. Trajetórias de professores de Sociologia e as dinâmicas da comunidade disciplinar no estado do Rio de Janeiro. Olhar de Professor, v. 24, p. 1-22, 6 mar. 2021.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gustavo Dias da Silva, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2015) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (2014), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2019). Atualmente, cursa Pós Graduação "lato sensu" em Docência no Ensino Superior pelo SENAC - SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, políticas públicas em educação, currículo e ensino de sociologia.