Desvelar o óbvio: o abismo social e educacional na pandemia

Conteúdo do artigo principal

Yohana Taise Hoffmann
https://orcid.org/0000-0002-3590-315X

Resumo

Temos como objetivo para este artigo apresentar o cenário educacional e suas perspectivas, dentro de um sistema neoliberal e em meio a uma pandemia. Em um primeiro momento, apresentamos a Constituição Federativa do Brasil de 1988, uma lei fundamental e suprema para todos os brasileiros, a qual possui objetivos para erradicação das desigualdades sociais e garantias para a educação, e, passadas três décadas, ainda essas desigualdades sociais e educacionais estão presentes. Em um segundo momento, descrevemos o contexto educacional brasileiro frente à pandemia, as vulnerabilidades tanto dos estudantes quanto dos professores. Finalizamos o artigo mostrando que pouco mudou nestes anos, desde a Carta Magna de 1988, porém, ressaltando a importância do incentivo e da luta por iniciativas como, por exemplo, a defesa da universalização do acesso à internet neste cenário atual.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
HOFFMANN, Y. T. Desvelar o óbvio: o abismo social e educacional na pandemia. Olhar de Professor, [S. l.], v. 24, p. 1–8, 2021. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.24.16152.061. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/16152. Acesso em: 24 jun. 2024.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 2)
Biografia do Autor

Yohana Taise Hoffmann, Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC

Mestre em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT), Campus Reitor João David Ferreira Lima, R. Eng. Agronômico Andrei Cristian Ferreira, s/n - Trindade, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.