Modelo de flexibilização curricular e reforma do Ensino Médio

Conteúdo do artigo principal

Me. Patrícia Sobrinho Reis
https://orcid.org/0000-0003-1027-2707
Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues
https://orcid.org/0000-0002-5120-2484

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as bases teóricas do modelo de flexibilização estabelecido pela Lei 13.415/2017 e adotado pelos “reformadores” do ensino médio, que estabelece itinerários formativos atrelados à ideia de projeto de vida. A pesquisa, fruto de um estudo documental sobre a Lei 13.415/2017, a BNCC/2018, as DCNEM/2018 e a Portaria MEC 1.432/2018, se fundamenta em autores do campo marxista, como Frigotto (2010), Araujo (2019), Ciavatta (2020), Krawczyk (2014) e Silva (2003; 2018), para compreender a atual política de flexibilização educacional neoliberal orientada para o final da educação básica, analisando a flexibilização adotada na atual reforma do ensino médio e tomando como conceitos de análise a atomização e a integração curricular, discutida por Santomé (1998). Concluímos que a atual reforma propõe um discurso de política de formação integral, oposta a uma perspectiva de ensino médio integrado, que atomiza o currículo, os projetos de vida das juventudes, e reduz as escolhas de projetos de formação, qualificação e trabalho desses jovens. A base teórica que sustenta o discurso da atual reforma do ensino médio pauta-se em uma perspectiva pragmática e instrumental de formação, que hierarquiza atividades curriculares, silencia questões sociais, minimaliza o currículo e o conhecimento científico, e individualiza a formação.

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Detalhes do artigo

Como Citar
REIS, P. S.; RODRIGUES, D. do S. . Modelo de flexibilização curricular e reforma do Ensino Médio. Olhar de Professor, [S. l.], v. 26, p. 1–26, 2023. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.26.22054.070. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/22054. Acesso em: 5 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Me. Patrícia Sobrinho Reis, Universidade Federal do Pará - UFPA

Mestranda em Educação Básica pela UFPA, Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (2020-2022), especialista em Ensino Aprendizagem de Língua Portuguesa (2010/UFPA), linguista e arte educadora com graduação em Letras e Teatro pela Universidade Federal do Pará (2008) e (2013). Faz parte do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho e Educação - GEPTE/UFPA, desenvolvendo pesquisa sobre a flexibilização curricular promovida pela reforma do ensino médio normatizada pela Lei 13.415/2017, os itinerários formativos atrelados a ideia de projeto de vida da juventude. Professora efetiva da SEDUC desde 2008 trabalha desde 2008 com turmas de ensino médio regulares e Educação de Jovens e Adultos - EJA na Escola Estadual Profª Florentina Damasceno nas disciplinas de Língua Portuguesa e Artes.

Dr. Doriedson do Socorro Rodrigues, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutor em Educação (UFPA, 2012). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Língua Falada e Ensino do Português - PUCMG. Graduado em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará e em Letras - Hab Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará. Professor Associado I da Universidade Federal do Pará. Ex-Coordenador do Campus Universitário do Tocantins/Cametá (2013-2021). Ex-Vice-Coordenador do Campus Universitário do Tocantins/Cametá - UFPA (2006-2013). Ex-Coordenador da área de Língua Portuguesa PARFOR da UFPA (2012-2015). Ex-Vice-Coordenador do GT 09 - Trabalho e Educação da ANPED-Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Biênio 2019-2021). Coordenador do GT 09 - Trabalho e Educação da ANPED-Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (2021-2023 ATUAL). Diretor do Centro de Processos Seletivos - CEPS - da UFPA (2022 [...] - Atual). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE/UFPA) e do GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E LINGUAGEM NA REGIÃO AMAZÔNICA (GPHELRA/UFPA). Coordenador do Projeto de Pesquisa SABERES DO TRABALHO DA PESCA E IDENTIDADE DE JUVENTUDE DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ – NORDESTE DO ESTADO PARÁ, com financiamento pelo CNPQ - 2013-2016. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC - CAMPUS CAMETÁ/UFPA), do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/ICED/UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - PGEDA – Doutorado em Rede - Polo Belém/UFPA. Organizador de livros, como "Filosofia da Práxis e Didática da Educação Profissional", "A Pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas Educacionais", dentre outros. Organizador da Revista TrabalhoNecessário, v. 16, n. 31 (2018): Trabalho e educação em comunidades tradicionais. Bolsista Produtividade do CNPq.

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