Anúncios

Chamada de artigos para Dossiê "Zygmunt Bauman e a Educação"

2024-10-02

Tema: Zygmunt Bauman e a Educação

Editores convidados/as:

Prof. Dr. Anderson Luiz Tedesco (Unoesc)

Prof. Dr. Sidinei Pithan (Unijuí)

Profª Dra. Maria Teresa Trevisol (Unoesc)

Profª Dra. Maya Aguiluz Ibargüen – Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)

Período de submissão: 01 a 15/02/2025

Previsão de publicação: ao longo do ano de 2025 (Volume 20).

Ementa:

O Dossiê Zygmunt Bauman e a Educação, se constitui como um espaço de divulgação dos principais estudos e investigações de pesquisadores (as) nacionais e internacionais sobre o pensamento de Zygmunt Bauman e de suas interlocuções com a Educação. Em decorrência disso, as razões para a organização do dossiê articulam-se  em torno da ideia de que: a) estamos em um momento de transição social e histórica, evidenciando-se, cada vez mais, a fragilização dos laços humanos, a precarização das condições de vida, o individualismo, e a corrosão dos valores éticos; b) novos problemas sociais, éticos e políticos urgentes se apresentam, em um cenário de crise, nos desafiando a compreender os marcos centrais dessas mudanças e a pensar o nosso tempo, e nele as tarefas postas à educação; c) as obras de Zygmunt Bauman apresentam subsídios epistêmicos, políticos e éticos para situarmos o debate sobre modernidade, pós-modernidade e educação, abrindo novos caminhos para as Pesquisas em Educação no Brasil; d) por fim, o enfoque de Zygmunt Bauman sobre as Ciências Humanas, e sua reformulação da Teoria Crítica, constitui um modo alternativo para pensar e projetar no adentrar do século XXI, uma educação democrática, crítica, reflexiva e emancipatória, tendo em vista a liberdade, a diferença, a solidariedade e a sustentabilidade global.

Objetivos:

a) Estudar, refletir e compreender as contribuições do pensamento de Zygmunt Bauman para a área e as Pesquisas em Educação.

b) Promover espaços de interlocução e de divulgação entre Programas de Pós-graduação em Educação, como também, de outras articulações em redes nacionais e internacionais; docentes, pesquisadores,

c) Oportunizar reflexões, provocações e socializações de estudos e pesquisas a respeito das contribuições do pensamento do sociólogo Zygmunt Bauman para a área e as pesquisas em educação.

Temáticas de interesse para o dossiê/seção temática:

a) Zygmunt Bauman e a Educação

b) Ética, Política e Educação em Zygmunt Bauman

c) Investigações epistemológicas sobre o legado de Zygmunt Bauman

d) Pesquisas em Educação e o pensamento de Zygmunt Bauman

e) Zygmunt Bauman, Cultura e Educação

f) Zygmunt Bauman, Emancipação e Diferença na Educação

g) Zygmunt Bauman, Globalização e Educação

h) Zygmunt Bauman, Teoria Crítica e Educação

i) Zygmunt Bauman, Mundo do Trabalho e Educação

Contato: praxiseducativa@uepg.br

Saiba mais sobre Chamada de artigos para Dossiê "Zygmunt Bauman e a Educação"

Edição Atual

v. 20 (2025): Publicação contínua
					Visualizar v. 20 (2025): Publicação contínua
Publicado: 2024-11-25

Artigos

Seção Temática: Ética, Integridade e Inteligência Artificial

  • Ética, reflexividade e “momentos eticamente importantes” na pesquisa

    Marilys Guillemin, Lynn Gillam
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24496.003
  • ChatGPT como catalisador do Pensamento Crítico e Criativo

    Rosa Sandra Paiva, António Pedro Costa, Luís Paulo Reis
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24247.007
  • Ética na pesquisa em educação: os limites e desafios ante a Inteligência Artificial

    Anita Helena Schlesener
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24293.004
  • Faculty influences on academic integrity at postgraduate level – views from Spanish universities

    Antoni Cerdà-Navarro, Maria Vallespir-Adillón, Mercè Morey-López, Jaume Sureda-Negre
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24495.010
  • Academic Integrity vs. Artificial Intelligence: a tale of two AIs

    Christophe Premat, Alexandra Farazouli
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24871.016
  • Desenvolvimento das normas éticas em pesquisas nas Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas no Brasil: desafios e perspectivas da Resolução nº 674/2022

    Eduardo Filipe Morais de Aquino, Bruno Eduardo Freitas Honorato, Felipe Fróes Couto
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24558.018
  • Ética na comunicação científica: navegando entre princípios e algoritmos

    Carlos Lopes, Aline Loretto Garcia, Rodrigo de Oliveira Junior, Rodrigo Mendes da Silva
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24849.039
  • Inteligencia Artificial en la Universidad: Un Taller para Promover el Uso Responsable de ChatGPT entre el Alumnado

    Silvia Ortiz-Bonnin, Francisco Rejón-Guardia, Joanna Blahopoulou
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.25119.045
  • Commercialising academic dishonesty: analysis of contract cheating platforms in Spain

    Rubén Comas-Forgas, Manos Pavlakis, Olaya Álvarez-García
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.25427.054
  • Deshonestidad académica en los estudios de posgrado: revisión crítica de la investigación actual

    Cinta Gallent-Torres, Jaume Sureda-Negre
    1-34
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.25506.066

Seção Temática: Ética e Integridade na Investigação nas Ciências Humanas e Sociais na era da IA

Seção Temática: Crianças, infâncias e processos socializadores: perspectivas de investigação

  • Amizades entre crianças bem pequenas no cotidiano da Educação Infantil

    Sandro Machado, Rodrigo Saballa de Carvalho
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24786.022
  • A cidadania reclamada de crianças em acolhimento institucional: experiências construídas por meio da prática da capoeira na cidade

    Luiza Fraga Tostes, Rodrigo Lema Del Rio Martins, André da Silva Mello
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24808.063
  • Entrelaçamentos de gênero e étnico-raciais nas interações de pares de um grupo de meninas e meninos na Educação Infantil

    Lucilene Morais Agostinho, Márcia Buss-Simão, Sandro Vinicius Sales dos Santos
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24791.072
  • Quando os sociólogos colocam as crianças à prova

    Pascale Garnier
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.25581.082
  • “Caraotas Negras Venezolanas”: a vivência espacial como linguagem de compartilhamento

    Flávio Santiago, Jader Janer Moreira Lopes, Rafael Alberto González González
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24700.085

Seção Temática: Contribuições de Basil Bernstein para a pesquisa em educação

Dossiê: Autoavaliação nos Programas de Pós-Graduação em Educação: possibilidades, desafios e tensionamentos

Dossiê: Zygmunt Bauman e a Educação

  • Vidas em consumo, sujeitos escolares e a rotina “agorista”: efeitos da implementação do Novo Ensino Médio

    Camila da Silva Fabis, Bruna Flor da Rosa, Fernanda Wanderer
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24638.023
  • Educação crítica e modernidade líquida: Bauman leitor de Adorno

    Felipe Quintão de Almeida, Alexandre Fernandez Vaz
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24664.027
  • No dia em que encontrei Zygmunt Bauman: lições sobre modernidade líquida, educação e humanidade

    Zygmunt Bauman, João Nicodemos Martins Mânfio
    1-9
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24574.028
  • Ensino de Filosofia, conhecimento e educação na interface da modernidade líquida

    Sidinei Pithan da Silva, Maya Aguiluz Ibargüen
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24672.029
  • O mundo do trabalho sob a perspectiva dos nascidos em tempos líquidos: uma sequência didática com estudantes do Ensino Médio

    Regina Aparecida Messias Guilherme, Silvana Souza Netto Mandalozzo
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24663.051
  • A educação para o século XXI e as novas demandas do capital moderno: reflexões sob a óptica de Zygmunt Bauman

    Quitéria Paiva Villela Santos, Adão Aparecido Molina
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24599.058
  • The liquid modernity of Bauman and its implications in a proposal for citizenship education

    Abdeljalil Akkari, Altair Alberto Fávero, Evandro Consaltér
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24531.056
  • A educação sob os princípios da identidade e condição de agente: um diálogo com Bauman e Sen

    Mauricio João Farinon
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.25164.062
  • Os jovens universitários na sociedade líquida: análises a partir da perspectiva de Zygmunt Bauman

    Joviles Vitório Trevisol Trevisol, Maria Teresa Ceron Trevisol, Márcio Giusti Trevisol
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24641.064
  • Aporias sociopolíticas e pedagógicas em tempos líquidos: tematizando a educação republicana e democrática por instigação de Zygmunt Bauman

    Livio Osvaldo Arenhart, Martin Kuhn, Amabilia Beatriz, Noli Bernardo Hahn
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24538.065
  • Sobre Zygmunt Bauman: filósofo social do diálogo como acontecimento entre diferentes e da educação para a solidariedade

    Claudionei Vicente Cassol
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24522.067
  • Bauman, Freire e a ambivalência da educação na (pós)modernidade

    Thiago Ingrassia Pereira, Luís Fernando Santos Corrêa da Silva
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24972.073
  • Zygmunt Bauman e a Educação Física: um caminho para novas análises e possibilidades

    Thaís Ribeiro Montalvão, Ari Lazzarotti Filho
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24668.081
  • Bauman e a Teoria Crítica: fundamentos para repensar a educação na modernidade líquida

    Sandra Medina Benini, Ricardo Miranda dos Santos
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24583.094
  • Sobre cultura, educação e as transformações atuais: uma entrevista com Zygmunt Bauman

    Zygmunt Bauman, João Nicodemos Martins Mânfio
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24575.095
  • Entre a liquidez e a instrumentalização das relações de trabalho: a (re)produção do sofrimento psíquico docente na pós-graduação

    Emanoela Thereza Marques de Mendonça Glatz, Solange Franci Raimundo Yaegashi
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24666.096

Resenhas

Ver Todas as Edições