Anúncios

Edição Atual

v. 19 (2024): Publicação contínua
					Visualizar v. 19 (2024): Publicação contínua
Publicado: 2023-12-18

Artigos

Seção temática: Ética e integridade acadêmica e científica

Seção Temática: A Educação Básica na América Latina: política, gestão e formação de professores

  • As concessões de empréstimos do BNDES para a educação pública

    Francisco Morilhe Leonardo
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22721.003
  • Habitus e performatividade na prática docente da rede estadual de ensino do Piauí: implicações da política do Enem

    Aysllan de Sousa Sobrinho, Cacilda Rodrigues Cavalcanti
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22732.007
  • Colaboración y distribución del liderazgo: claves para la mejora en la educación secundaria técnico profesional en Chile

    Armando Rojas Jara, Óscar Maureira Cabrera, Luis Ahumada Figueroa, Erick Vidal Muñoz
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22911.009
  • La propuesta de Estatuto Único Docente en Colombia en Educación Básica, Secundaria y Media: Una comparativa con los Estatutos Actuales

    Jhan Carlos Herrera Pérez, Efraín Darío Ochoa Londoño, Jefferson Tello Zuluaga
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22802.021
  • Transformación educativa en Uruguay: análisis de documentos marco para la Educación Básica

    Mariela Questa-Torterolo, Andrea Tejera Techera
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22864.020
  • O direito à educação no Mercosul: ações de acolhimento de imigrantes em Dourados-MS

    Elis Regina dos Santos Viegas, Alex Torres Domingues
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23012.032
  • Políticas para a gestão da Educação Básica em Mato Grosso do Sul: ressignificando velhos conceitos

    Andrêssa Gomes de Rezende Alves, Nadia Bigarella
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22845.033
  • Brasil e Paraguai: especificidade fronteiriça nas práticas pedagógicas e legislação em vigência

    Mara Lucinéia Marques Correa Bueno, Alba Maria Bethania Sanchez Sanabria
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22846.036
  • Formação pedagógica de professores da Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil: breve histórico e os desafios contemporâneos

    Leide Patrícia da Silva Cesar, Rafaella Rosa dos Santos Lins, Raysa Soares Moi, Jefferson Manhães de Azevedo
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22730.041
  • Gestión educativa y satisfacción laboral docente en instituciones educativas de la región Ayacucho, Perú

    Rolando Quispe-Morales, Pedro Huauya Quispe, Alejandro Huamán De La Cruz
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22834.038
  • La política de gratuidad escolar en Chile (2015-2020): factores vinculados a la eliminación del copago en la provisión privada

    Juan Antonio Carrasco Bahamonde, Máximo Quiero-Bastías
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22833.039
  • A escolha de dirigentes nas escolas municipais de Jaboatão dos Guararapes: um olhar sobre a legislação

    Mônica de Souza Melo Duquini, Catarina Cerqueira de Freitas Santos, Thiago Rodrigo Fernandes da Silva Santos
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22776.052
  • Formação docente na América Latina: um paralelo entre Brasil e Paraguai

    Francisca da Silva Cruz, Liziana Arâmbula Teixeira, Thaise da Silva
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22765.056
  • Relações federativas e formulações governamentais para a gestão da Educação Básica

    Andréia Vicência Vitor Alves, Maria Dilnéia Espíndola Fernandes
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22844.061

Dossiê: Centenário da Escola Normal de Ponta Grossa – Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez (1924-2024)

  • Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez (1924-1996): caminhos e descaminhos de uma escola de formação de professores

    Maria José Dozza Subtil
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23518.059
  • Documento: Jornal “O Educandário” (1934)

    Escola Normal de Ponta Grossa
    1-7
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22916
  • Documento: Jornal “Normalista” (1958)

    Órgão da Escola Normal Secundária
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22917
  • Documento: Instituto de Educação de Ponta Grossa - Resumo histórico (1966)

    Instituto de Educação de Ponta Grossa
    1-8
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22918
  • Documento: Histórico do Instituto Estadual de Educação Professor Cesar Prieto Martinez (1970)

    Instituto de Educação de Ponta Grossa
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22922
  • Documento: Atas do Jardim da Infância – Anexo da Escola Normal de Ponta Grossa (1926-1930)

    Instituto de Educação de Ponta Grossa
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22924
  • Documento: A Instrução Pública no Paraná - Entrevista com o Professor Cesar Martinez (1923)

    Revista Nacional
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22932
  • Discurso da Profª Dra. Maria do Rosário Knechtel na solenidade comemorativa do Centenário do Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez, no dia 27 de fevereiro de 2024

    Maria do Rosário Knechtel
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23071
  • Homenagem da Profª Maria Eulina dos Santos Schena no Jubileu de Ouro do Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez (1974)

    Maria Eulina dos Santos Schena
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23072
  • Relatório da Escola Normal Primária de Ponta Grossa, apresentado ao Exmo Snr. Dr. Hostilio Cezar de Souza Araujo, DD. Diretor Geral do Ensino pelo Prof. Roberto Emilio Mongruel, director (1928)

    Roberto Emilio Mongruel
    1
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23155

Dossiê: As dimensões éticas, estéticas e políticas das pesquisas nos/dos/com os cotidianos: um viva à escola pública!

  • Ainda disciplinas? Por quê? – Pensar essas questões com os cotidianos

    Nilda Alves
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23372.063

Resenhas

Entrevista

Ver Todas as Edições