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Chamada de artigos para Dossiê "Zygmunt Bauman e a Educação"

2024-10-02

Tema: Zygmunt Bauman e a Educação

Editores convidados/as:

Prof. Dr. Anderson Luiz Tedesco (Unoesc)

Prof. Dr. Sidinei Pithan (Unijuí)

Profª Dra. Maria Teresa Trevisol (Unoesc)

Profª Dra. Maya Aguiluz Ibargüen – Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)

Período de submissão: 01 a 15/02/2025

Previsão de publicação: ao longo do ano de 2025 (Volume 20).

Ementa:

O Dossiê Zygmunt Bauman e a Educação, se constitui como um espaço de divulgação dos principais estudos e investigações de pesquisadores (as) nacionais e internacionais sobre o pensamento de Zygmunt Bauman e de suas interlocuções com a Educação. Em decorrência disso, as razões para a organização do dossiê articulam-se  em torno da ideia de que: a) estamos em um momento de transição social e histórica, evidenciando-se, cada vez mais, a fragilização dos laços humanos, a precarização das condições de vida, o individualismo, e a corrosão dos valores éticos; b) novos problemas sociais, éticos e políticos urgentes se apresentam, em um cenário de crise, nos desafiando a compreender os marcos centrais dessas mudanças e a pensar o nosso tempo, e nele as tarefas postas à educação; c) as obras de Zygmunt Bauman apresentam subsídios epistêmicos, políticos e éticos para situarmos o debate sobre modernidade, pós-modernidade e educação, abrindo novos caminhos para as Pesquisas em Educação no Brasil; d) por fim, o enfoque de Zygmunt Bauman sobre as Ciências Humanas, e sua reformulação da Teoria Crítica, constitui um modo alternativo para pensar e projetar no adentrar do século XXI, uma educação democrática, crítica, reflexiva e emancipatória, tendo em vista a liberdade, a diferença, a solidariedade e a sustentabilidade global.

Objetivos:

a) Estudar, refletir e compreender as contribuições do pensamento de Zygmunt Bauman para a área e as Pesquisas em Educação.

b) Promover espaços de interlocução e de divulgação entre Programas de Pós-graduação em Educação, como também, de outras articulações em redes nacionais e internacionais; docentes, pesquisadores,

c) Oportunizar reflexões, provocações e socializações de estudos e pesquisas a respeito das contribuições do pensamento do sociólogo Zygmunt Bauman para a área e as pesquisas em educação.

Temáticas de interesse para o dossiê/seção temática:

a) Zygmunt Bauman e a Educação

b) Ética, Política e Educação em Zygmunt Bauman

c) Investigações epistemológicas sobre o legado de Zygmunt Bauman

d) Pesquisas em Educação e o pensamento de Zygmunt Bauman

e) Zygmunt Bauman, Cultura e Educação

f) Zygmunt Bauman, Emancipação e Diferença na Educação

g) Zygmunt Bauman, Globalização e Educação

h) Zygmunt Bauman, Teoria Crítica e Educação

i) Zygmunt Bauman, Mundo do Trabalho e Educação

Contato: praxiseducativa@uepg.br

Saiba mais sobre Chamada de artigos para Dossiê "Zygmunt Bauman e a Educação"

Edição Atual

v. 19 (2024): Publicação contínua
					Visualizar v. 19 (2024): Publicação contínua
Publicado: 2023-12-18

Artigos

Seção temática: Ética e integridade acadêmica e científica

  • Unmasking deceptive journals in education sciences: a study on prevalence, characteristics and visibility

    Rubén Comas-Forgas, Olaya Álvarez-García; Antoni Cerdà-Navarro
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22563.001
  • Percepciones de la integridad en la docencia universitaria: perspectiva del alumnado

    Maritza Minelli Briceño Caballero
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22859.004
  • Academic integrity in pre-service teacher education: a review of the literature

    María Vallespir Adillón, Eva María Espiñeira Bellón, Jesús Miguel Muñoz Cantero, Rubén Comas Forgas
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23273.026
  • Estrategias para la prevención y abordaje de prácticas de deshonestidad académica en el contexto universitario: propuestas desde la mirada estudiantil

    Jensy Campos Céspedes, Benjamín Campos Chavarría
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23480.062
  • Um modelo da inter-relação entre ética em pesquisa e integridade em pesquisa

    Abdulghani Muthanna, Youmen Chaaban, Saba Qadhi
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23727.079
  • Inteligencia Artificial en educación: entre riesgos y potencialidades

    Cinta Gallent-Torres , Begoña Arenas Romero, María Vallespir Adillón, Tomáš Foltýnek
    1-29
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23760.083
  • Ética nas pesquisas acadêmicas: refletindo com mestrandos e doutorandos sobre posicionamentos ativistas necessários

    Ademilson de Sousa Soares, Débora Suzane Gomes Mendes, Giovanna Vargas Consoli Rennó, Guilherme Henrique Calais Silva, Juliana Barbosa, Paula Mendes Costa Amaral
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23585.102

Seção Temática: A Educação Básica na América Latina: política, gestão e formação de professores

  • As concessões de empréstimos do BNDES para a educação pública

    Francisco Morilhe Leonardo
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22721.003
  • Habitus e performatividade na prática docente da rede estadual de ensino do Piauí: implicações da política do Enem

    Aysllan de Sousa Sobrinho, Cacilda Rodrigues Cavalcanti
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22732.007
  • Colaboración y distribución del liderazgo: claves para la mejora en la educación secundaria técnico profesional en Chile

    Armando Rojas Jara, Óscar Maureira Cabrera, Luis Ahumada Figueroa, Erick Vidal Muñoz
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22911.009
  • La propuesta de Estatuto Único Docente en Colombia en Educación Básica, Secundaria y Media: Una comparativa con los Estatutos Actuales

    Jhan Carlos Herrera Pérez, Efraín Darío Ochoa Londoño, Jefferson Tello Zuluaga
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22802.021
  • Transformación educativa en Uruguay: análisis de documentos marco para la Educación Básica

    Mariela Questa-Torterolo, Andrea Tejera Techera
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22864.020
  • O direito à educação no Mercosul: ações de acolhimento de imigrantes em Dourados-MS

    Elis Regina dos Santos Viegas, Alex Torres Domingues
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23012.032
  • Políticas para a gestão da Educação Básica em Mato Grosso do Sul: ressignificando velhos conceitos

    Andrêssa Gomes de Rezende Alves, Nadia Bigarella
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22845.033
  • Brasil e Paraguai: especificidade fronteiriça nas práticas pedagógicas e legislação em vigência

    Mara Lucinéia Marques Correa Bueno, Alba Maria Bethania Sanchez Sanabria
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22846.036
  • Formação pedagógica de professores da Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil: breve histórico e os desafios contemporâneos

    Leide Patrícia da Silva Cesar, Rafaella Rosa dos Santos Lins, Raysa Soares Moi, Jefferson Manhães de Azevedo
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22730.041
  • Gestión educativa y satisfacción laboral docente en instituciones educativas de la región Ayacucho, Perú

    Rolando Quispe-Morales, Pedro Huauya Quispe, Alejandro Huamán De La Cruz
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22834.038
  • La política de gratuidad escolar en Chile (2015-2020): factores vinculados a la eliminación del copago en la provisión privada

    Juan Antonio Carrasco Bahamonde, Máximo Quiero-Bastías
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22833.039
  • A escolha de dirigentes nas escolas municipais de Jaboatão dos Guararapes: um olhar sobre a legislação

    Mônica de Souza Melo Duquini, Catarina Cerqueira de Freitas Santos, Thiago Rodrigo Fernandes da Silva Santos
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22776.052
  • Formação docente na América Latina: um paralelo entre Brasil e Paraguai

    Francisca da Silva Cruz, Liziana Arâmbula Teixeira, Thaise da Silva
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22765.056
  • Relações federativas e formulações governamentais para a gestão da Educação Básica

    Andréia Vicência Vitor Alves, Maria Dilnéia Espíndola Fernandes
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22844.061
  • Os Conselhos e os Fóruns de Educação nas relações intergovernamentais: políticas e planejamento educacional

    Regina Tereza Cestari de Oliveira, Elisangela Alves da Silva Scaff
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22830.076
  • Saúde ocupacional de docentes que atuam na Educação Básica: uma questão para as políticas educacionais brasileiras

    Vinicius da Silva Freitas, Tiago Fernando Hansel, José Roberto Gonçalves de Abreu, Maurício Aire Vieira, Adelcio Machado dos Santos
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22836.077
  • Implicações da atuação do setor privado na reorganização da escola pública de nível médio em Mato Grosso do Sul

    Yara Lígia Bambil Daros Garcia, Érika Porceli Alaniz
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22991.078
  • Políticas de valorização do magistério no Brasil: sonho prometido e negado?

    Tamara de Lima, Yoshie Ussami Ferrari Leite
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22825.088

Dossiê: As dimensões éticas, estéticas e políticas das pesquisas nos/dos/com os cotidianos: um viva à escola pública!

  • Ainda disciplinas? Por quê? – Pensar essas questões com os cotidianos

    Nilda Alves
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23372.063
  • Razões da escolha da profissão docente e perceções que dela têm estudantes da Universidade do Porto (Portugal)

    Carlinda Leite, Sónia Valente Rodrigues, Diana Neves Teixeira
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23411.068
  • Pensar a escola como a prática de partilha do comum: inventar a pesquisa em educação

    Minna Gondim Marques Rodrigues, Carmen Lucia Vidal Perez
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22393.070
  • A pesquisa em educação na perspectiva multicultural: estudo sobre práticas antirracistas em um curso de extensão de formação continuada docente

    Ana Ivenicki, Érika Loureiro de Carvalho, Adriana do Carmo Corrêa Gonçalves
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23636.095
  • Aprendizagens em educação nas pesquisas com escolas e docentes: o projeto “Criações curriculares ecológicas”

    Inês Barbosa de Oliveira, Graça Regina Franco da Silva Reis
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23731.098
  • Escola pública: espaçotempo de tecelagem de conhecimentos em diálogo com crianças das classes populares

    Maria Teresa Esteban, Joana Paula dos Santos Gomes de Oliveira, Luana Armaroli
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23597.100
  • Pensar-com o filme Los silencios, deslocamentos temporais para um cotidiano das vidas menores

    Lucia de Fatima Dinelli Estevinho, Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23603.101

Dossiê: Centenário da Escola Normal de Ponta Grossa – Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez (1924-2024)

  • Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez (1924-1996): caminhos e descaminhos de uma escola de formação de professores

    Maria José Dozza Subtil
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23518.059
  • Cesar Prieto Martinez: o percurso da educação escolar e a modernização (1920-1924)

    Isabel Castilho Palhano, Maria Isabel Moura Nascimento
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23580.104
  • Documento: Jornal “O Educandário” (1934)

    Escola Normal de Ponta Grossa
    1-7
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22916
  • Documento: Jornal “Normalista” (1958)

    Órgão da Escola Normal Secundária
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22917
  • Documento: Instituto de Educação de Ponta Grossa - Resumo histórico (1966)

    Instituto de Educação de Ponta Grossa
    1-8
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22918
  • Documento: Histórico do Instituto Estadual de Educação Professor Cesar Prieto Martinez (1970)

    Instituto de Educação de Ponta Grossa
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22922
  • Documento: Atas do Jardim da Infância – Anexo da Escola Normal de Ponta Grossa (1926-1930)

    Instituto de Educação de Ponta Grossa
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22924
  • Documento: A Instrução Pública no Paraná - Entrevista com o Professor Cesar Martinez (1923)

    Revista Nacional
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22932
  • Documento: A Instrucção publica no Paraná (Entrevista)

    Cesar Prieto Martinez
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23902
  • Discurso da Profª Dra. Maria do Rosário Knechtel na solenidade comemorativa do Centenário do Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez, no dia 27 de fevereiro de 2024

    Maria do Rosário Knechtel
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23071
  • Homenagem da Profª Maria Eulina dos Santos Schena no Jubileu de Ouro do Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez (1974)

    Maria Eulina dos Santos Schena
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23072
  • Relatório da Escola Normal Primária de Ponta Grossa, apresentado ao Exmo Snr. Dr. Hostilio Cezar de Souza Araujo, DD. Diretor Geral do Ensino pelo Prof. Roberto Emilio Mongruel, director (1928)

    Roberto Emilio Mongruel
    1
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23155

Resenhas

Entrevista

Homenagem

  • Homenagem à Betty Antunes de Oliveira

    Dermeval Saviani
    1-3
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23611.067
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