Educação ambiental e multiculturalismo: reflexões para a formação de educadores

Autores

  • Angélica Góis Müller Morales Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • José Edmilson de Souza Lima Centro Universitário Franciscano do Paraná (UNIFAE).
  • Maria do Rosário Knechtel Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Sônia Maria Marchiorato Carneiro Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Valdir Nogueira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.5i1.031038

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a relação entre Multiculturalismo e a Educação Ambiental, focando a formação de educadores ambientais. Para tanto, ao tratar-se da globalização, coloca-se – sob influência desta – a questão cultural e algumas implicações, assim como a necessidade de uma concepção compreensiva de cultura em vista da coexistência de modos de vida em diferentes lugares e regiões. Parte-se do pressuposto de que a Educação, vinculada à perspectiva socioambiental, é promotora da cidadania democrática e, nesse sentido, deve orientar-se por finalidades multiculturais, corroborando a interculturalidade. Tal perspectiva implica pensar a formação de educadores na linha de uma visão complexa e dialética de mundo, valorizando a interdisciplinaridade e, nesse contexto, o incentivo a práticas socioculturais no desenvolvimento da educação ambiental.

 

Palavras-chave: Educação ambiental. Multiculturalismo. Formação de educadores ambientais.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,022
Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202669
|

Biografia do Autor

Angélica Góis Müller Morales, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Departamento de Biologia Geral (DEBIO) e Pós Graduação em Educação (UEPG).

Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR)

José Edmilson de Souza Lima, Centro Universitário Franciscano do Paraná (UNIFAE).

Professor do Mestrado em Organizações e Desenvolvimento

Maria do Rosário Knechtel, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora Sênior do Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora em Sociologia da Educação Ambiental (UFS).

Sônia Maria Marchiorato Carneiro, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora Sênior do Programa de Pós-Graduação em Educação  da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR).

Valdir Nogueira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor no Curso de Graduação de Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutor em Educação (UFPR).

Downloads

Publicado

2010-07-17

Como Citar

MORALES, A. G. M.; LIMA, J. E. de S.; KNECHTEL, M. do R.; CARNEIRO, S. M. M.; NOGUEIRA, V. Educação ambiental e multiculturalismo: reflexões para a formação de educadores. Práxis Educativa, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 31–38, 2010. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.5i1.031038. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1010. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos