v. 19 (2024): Publicação contínua

					Visualizar v. 19 (2024): Publicação contínua
Publicado: 2023-12-18

Artigos

Seção Temática: Ética e integridade acadêmica e científica

  • Apresentação da Seção Temática: Ética e integridade acadêmica e científica

    Jefferson Mainardes, Rubén Comas Forgas
    1-5
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.24470.118
  • Um modelo da inter-relação entre ética em pesquisa e integridade em pesquisa

    Abdulghani Muthanna, Youmen Chaaban, Saba Qadhi
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23727.079
  • Unmasking deceptive journals in education sciences: a study on prevalence, characteristics and visibility

    Rubén Comas-Forgas, Olaya Álvarez-García; Antoni Cerdà-Navarro
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22563.001
  • Percepciones de la integridad en la docencia universitaria: perspectiva del alumnado

    Maritza Minelli Briceño Caballero
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22859.004
  • Academic integrity in pre-service teacher education: a review of the literature

    María Vallespir Adillón, Eva María Espiñeira Bellón, Jesús Miguel Muñoz Cantero, Rubén Comas Forgas
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23273.026
  • Estrategias para la prevención y abordaje de prácticas de deshonestidad académica en el contexto universitario: propuestas desde la mirada estudiantil

    Jensy Campos Céspedes, Benjamín Campos Chavarría
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23480.062
  • Ética nas pesquisas acadêmicas: refletindo com mestrandos e doutorandos sobre posicionamentos ativistas necessários

    Ademilson de Sousa Soares, Débora Suzane Gomes Mendes, Giovanna Vargas Consoli Rennó, Guilherme Henrique Calais Silva, Juliana Barbosa, Paula Mendes Costa Amaral
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23585.102
  • Inteligencia Artificial en educación: entre riesgos y potencialidades

    Cinta Gallent-Torres , Begoña Arenas Romero, María Vallespir Adillón, Tomáš Foltýnek
    1-29
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23760.083

Seção Temática: A Educação Básica na América Latina: política, gestão e formação de professores

  • Editorial - Seção Temática: A Educação Básica na América Latina: política, gestão e formação de professores

    Jorge Alarcón-Leiva, Andréia Vicência Vitor Alves, Andressa Gomes de Rezende Alves, Mariela Questa Torterolo, Andrea Tejera Techera
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.24271.109
  • As concessões de empréstimos do BNDES para a educação pública

    Francisco Morilhe Leonardo
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22721.003
  • Habitus e performatividade na prática docente da rede estadual de ensino do Piauí: implicações da política do Enem

    Aysllan de Sousa Sobrinho, Cacilda Rodrigues Cavalcanti
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22732.007
  • Colaboración y distribución del liderazgo: claves para la mejora en la educación secundaria técnico profesional en Chile

    Armando Rojas Jara, Óscar Maureira Cabrera, Luis Ahumada Figueroa, Erick Vidal Muñoz
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22911.009
  • La propuesta de Estatuto Único Docente en Colombia en Educación Básica, Secundaria y Media: Una comparativa con los Estatutos Actuales

    Jhan Carlos Herrera Pérez, Efraín Darío Ochoa Londoño, Jefferson Tello Zuluaga
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22802.021
  • Transformación educativa en Uruguay: análisis de documentos marco para la Educación Básica

    Mariela Questa-Torterolo, Andrea Tejera Techera
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22864.020
  • O direito à educação no Mercosul: ações de acolhimento de imigrantes em Dourados-MS

    Elis Regina dos Santos Viegas, Alex Torres Domingues
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23012.032
  • Políticas para a gestão da Educação Básica em Mato Grosso do Sul: ressignificando velhos conceitos

    Andrêssa Gomes de Rezende Alves, Nadia Bigarella
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22845.033
  • Brasil e Paraguai: especificidade fronteiriça nas práticas pedagógicas e legislação em vigência

    Mara Lucinéia Marques Correa Bueno, Alba Maria Bethania Sanchez Sanabria
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22846.036
  • Formação pedagógica de professores da Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil: breve histórico e os desafios contemporâneos

    Leide Patrícia da Silva Cesar, Rafaella Rosa dos Santos Lins, Raysa Soares Moi, Jefferson Manhães de Azevedo
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22730.041
  • Gestión educativa y satisfacción laboral docente en instituciones educativas de la región Ayacucho, Perú

    Rolando Quispe-Morales, Pedro Huauya Quispe, Alejandro Huamán De La Cruz
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22834.038
  • La política de gratuidad escolar en Chile (2015-2020): factores vinculados a la eliminación del copago en la provisión privada

    Juan Antonio Carrasco Bahamonde, Máximo Quiero-Bastías
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22833.039
  • A escolha de dirigentes nas escolas municipais de Jaboatão dos Guararapes: um olhar sobre a legislação

    Mônica de Souza Melo Duquini, Catarina Cerqueira de Freitas Santos, Thiago Rodrigo Fernandes da Silva Santos
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22776.052
  • Formação docente na América Latina: um paralelo entre Brasil e Paraguai

    Francisca da Silva Cruz, Liziana Arâmbula Teixeira, Thaise da Silva
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22765.056
  • Relações federativas e formulações governamentais para a gestão da Educação Básica

    Andréia Vicência Vitor Alves, Maria Dilnéia Espíndola Fernandes
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22844.061
  • Os Conselhos e os Fóruns de Educação nas relações intergovernamentais: políticas e planejamento educacional

    Regina Tereza Cestari de Oliveira, Elisangela Alves da Silva Scaff
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22830.076
  • Implicações da atuação do setor privado na reorganização da escola pública de nível médio em Mato Grosso do Sul

    Yara Lígia Bambil Daros Garcia, Érika Porceli Alaniz
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22991.078
  • Políticas de valorização do magistério no Brasil: sonho prometido e negado?

    Tamara de Lima, Yoshie Ussami Ferrari Leite
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22825.088

Seção Temática: Centenário de Basil Bernstein (1924-2024)

  • Investigação em educação científica: o legado de Basil Bernstein

    Sílvia Ferreira, Isabel Pestana Neves
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.24336.114

Dossiê: As dimensões éticas, estéticas e políticas das pesquisas nos/dos/com os cotidianos: um viva à escola pública!

  • Apresentação do dossiê - As dimensões éticas, estéticas e políticas das pesquisas nos/dos/com os cotidianos: um viva à escola pública!

    Adelino Inácio Assane, Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Carlos Eduardo Ferraço, Lucinalva Andrade Ataide de Almeida, Rafael Ferreira de Souza Honorato
    1-8
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.24435.116
  • Ainda disciplinas? Por quê? – Pensar essas questões com os cotidianos

    Nilda Alves
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23372.063
  • Razões da escolha da profissão docente e perceções que dela têm estudantes da Universidade do Porto (Portugal)

    Carlinda Leite, Sónia Valente Rodrigues, Diana Neves Teixeira
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23411.068
  • Pensar a escola como a prática de partilha do comum: inventar a pesquisa em educação

    Minna Gondim Marques Rodrigues, Carmen Lucia Vidal Perez
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22393.070
  • A pesquisa em educação na perspectiva multicultural: estudo sobre práticas antirracistas em um curso de extensão de formação continuada docente

    Ana Ivenicki, Érika Loureiro de Carvalho, Adriana do Carmo Corrêa Gonçalves
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23636.095
  • Aprendizagens em educação nas pesquisas com escolas e docentes: o projeto “Criações curriculares ecológicas”

    Inês Barbosa de Oliveira, Graça Regina Franco da Silva Reis
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23731.098
  • Escola pública: espaçotempo de tecelagem de conhecimentos em diálogo com crianças das classes populares

    Maria Teresa Esteban, Joana Paula dos Santos Gomes de Oliveira, Luana Armaroli
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23597.100
  • Pensar-com o filme Los silencios, deslocamentos temporais para um cotidiano das vidas menores

    Lucia de Fatima Dinelli Estevinho, Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23603.101
  • Três tardes (Ou contar histórias é enfrentar genocídios!)

    Maria Luiza Sussekind
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23866.107

Dossiê: Centenário da Escola Normal de Ponta Grossa – Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez (1924-2024)

Resenhas

Entrevista

Homenagem

  • Homenagem à Betty Antunes de Oliveira

    Dermeval Saviani
    1-3
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23611.067