v. 19 (2024): Publicação contínua

					Visualizar v. 19 (2024): Publicação contínua
Publicado: 2023-12-18

Artigos

Seção Temática: Ética e integridade acadêmica e científica

  • Apresentação da Seção Temática: Ética e integridade acadêmica e científica

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.24470.118
    Jefferson Mainardes, Rubén Comas Forgas
    1-5
  • Um modelo da inter-relação entre ética em pesquisa e integridade em pesquisa

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23727.079
    Abdulghani Muthanna, Youmen Chaaban, Saba Qadhi
    1-16
  • Unmasking deceptive journals in education sciences: a study on prevalence, characteristics and visibility

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22563.001
    Rubén Comas-Forgas, Olaya Álvarez-García; Antoni Cerdà-Navarro
    1-17
  • Percepciones de la integridad en la docencia universitaria: perspectiva del alumnado

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22859.004
    Maritza Minelli Briceño Caballero
    1-20
  • Academic integrity in pre-service teacher education: a review of the literature

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23273.026
    María Vallespir Adillón, Eva María Espiñeira Bellón, Jesús Miguel Muñoz Cantero, Rubén Comas Forgas
    1-21
  • Estrategias para la prevención y abordaje de prácticas de deshonestidad académica en el contexto universitario: propuestas desde la mirada estudiantil

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23480.062
    Jensy Campos Céspedes, Benjamín Campos Chavarría
    1-18
  • Ética nas pesquisas acadêmicas: refletindo com mestrandos e doutorandos sobre posicionamentos ativistas necessários

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23585.102
    Ademilson de Sousa Soares, Débora Suzane Gomes Mendes, Giovanna Vargas Consoli Rennó, Guilherme Henrique Calais Silva, Juliana Barbosa, Paula Mendes Costa Amaral
    1-19
  • Inteligencia Artificial en educación: entre riesgos y potencialidades

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23760.083
    Cinta Gallent-Torres , Begoña Arenas Romero, María Vallespir Adillón, Tomáš Foltýnek
    1-29

Seção Temática: A Educação Básica na América Latina: política, gestão e formação de professores

  • Editorial - Seção Temática: A Educação Básica na América Latina: política, gestão e formação de professores

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.24271.109
    Jorge Alarcón-Leiva, Andréia Vicência Vitor Alves, Andressa Gomes de Rezende Alves, Mariela Questa Torterolo, Andrea Tejera Techera
    1-6
  • As concessões de empréstimos do BNDES para a educação pública

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22721.003
    Francisco Morilhe Leonardo
    1-14
  • Habitus e performatividade na prática docente da rede estadual de ensino do Piauí: implicações da política do Enem

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22732.007
    Aysllan de Sousa Sobrinho, Cacilda Rodrigues Cavalcanti
    1-20
  • Colaboración y distribución del liderazgo: claves para la mejora en la educación secundaria técnico profesional en Chile

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22911.009
    Armando Rojas Jara, Óscar Maureira Cabrera, Luis Ahumada Figueroa, Erick Vidal Muñoz
    1-19
  • La propuesta de Estatuto Único Docente en Colombia en Educación Básica, Secundaria y Media: Una comparativa con los Estatutos Actuales

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22802.021
    Jhan Carlos Herrera Pérez, Efraín Darío Ochoa Londoño, Jefferson Tello Zuluaga
    1-23
  • Transformación educativa en Uruguay: análisis de documentos marco para la Educación Básica

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22864.020
    Mariela Questa-Torterolo, Andrea Tejera Techera
    1-18
  • O direito à educação no Mercosul: ações de acolhimento de imigrantes em Dourados-MS

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23012.032
    Elis Regina dos Santos Viegas, Alex Torres Domingues
    1-17
  • Políticas para a gestão da Educação Básica em Mato Grosso do Sul: ressignificando velhos conceitos

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22845.033
    Andrêssa Gomes de Rezende Alves, Nadia Bigarella
    1-12
  • Brasil e Paraguai: especificidade fronteiriça nas práticas pedagógicas e legislação em vigência

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22846.036
    Mara Lucinéia Marques Correa Bueno, Alba Maria Bethania Sanchez Sanabria
    1-15
  • Formação pedagógica de professores da Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil: breve histórico e os desafios contemporâneos

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22730.041
    Leide Patrícia da Silva Cesar, Rafaella Rosa dos Santos Lins, Raysa Soares Moi, Jefferson Manhães de Azevedo
    1-16
  • Gestión educativa y satisfacción laboral docente en instituciones educativas de la región Ayacucho, Perú

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22834.038
    Rolando Quispe-Morales, Pedro Huauya Quispe, Alejandro Huamán De La Cruz
    1-17
  • La política de gratuidad escolar en Chile (2015-2020): factores vinculados a la eliminación del copago en la provisión privada

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22833.039
    Juan Antonio Carrasco Bahamonde, Máximo Quiero-Bastías
    1-20
  • A escolha de dirigentes nas escolas municipais de Jaboatão dos Guararapes: um olhar sobre a legislação

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22776.052
    Mônica de Souza Melo Duquini, Catarina Cerqueira de Freitas Santos, Thiago Rodrigo Fernandes da Silva Santos
    1-17
  • Formação docente na América Latina: um paralelo entre Brasil e Paraguai

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22765.056
    Francisca da Silva Cruz, Liziana Arâmbula Teixeira, Thaise da Silva
    1-20
  • Relações federativas e formulações governamentais para a gestão da Educação Básica

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22844.061
    Andréia Vicência Vitor Alves, Maria Dilnéia Espíndola Fernandes
    1-16
  • Os Conselhos e os Fóruns de Educação nas relações intergovernamentais: políticas e planejamento educacional

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22830.076
    Regina Tereza Cestari de Oliveira, Elisangela Alves da Silva Scaff
    1-16
  • Implicações da atuação do setor privado na reorganização da escola pública de nível médio em Mato Grosso do Sul

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22991.078
    Yara Lígia Bambil Daros Garcia, Érika Porceli Alaniz
    1-19
  • Políticas de valorização do magistério no Brasil: sonho prometido e negado?

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22825.088
    Tamara de Lima, Yoshie Ussami Ferrari Leite
    1-18

Seção Temática: Centenário de Basil Bernstein (1924-2024)

  • Investigação em educação científica: o legado de Basil Bernstein

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.24336.114
    Sílvia Ferreira, Isabel Pestana Neves
    1-17

Dossiê: As dimensões éticas, estéticas e políticas das pesquisas nos/dos/com os cotidianos: um viva à escola pública!

  • Apresentação do dossiê - As dimensões éticas, estéticas e políticas das pesquisas nos/dos/com os cotidianos: um viva à escola pública!

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.24435.116
    Adelino Inácio Assane, Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Carlos Eduardo Ferraço, Lucinalva Andrade Ataide de Almeida, Rafael Ferreira de Souza Honorato
    1-8
  • Ainda disciplinas? Por quê? – Pensar essas questões com os cotidianos

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23372.063
    Nilda Alves
    1-11
  • Razões da escolha da profissão docente e perceções que dela têm estudantes da Universidade do Porto (Portugal)

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23411.068
    Carlinda Leite, Sónia Valente Rodrigues, Diana Neves Teixeira
    1-22
  • Pensar a escola como a prática de partilha do comum: inventar a pesquisa em educação

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22393.070
    Minna Gondim Marques Rodrigues, Carmen Lucia Vidal Perez
    1-14
  • A pesquisa em educação na perspectiva multicultural: estudo sobre práticas antirracistas em um curso de extensão de formação continuada docente

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23636.095
    Ana Ivenicki, Érika Loureiro de Carvalho, Adriana do Carmo Corrêa Gonçalves
    1-18
  • Aprendizagens em educação nas pesquisas com escolas e docentes: o projeto “Criações curriculares ecológicas”

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23731.098
    Inês Barbosa de Oliveira, Graça Regina Franco da Silva Reis
    1-16
  • Escola pública: espaçotempo de tecelagem de conhecimentos em diálogo com crianças das classes populares

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23597.100
    Maria Teresa Esteban, Joana Paula dos Santos Gomes de Oliveira, Luana Armaroli
    1-20
  • Pensar-com o filme Los silencios, deslocamentos temporais para um cotidiano das vidas menores

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23603.101
    Lucia de Fatima Dinelli Estevinho, Antonio Carlos Rodrigues de Amorim
    1-17
  • Três tardes (Ou contar histórias é enfrentar genocídios!)

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23866.107
    Maria Luiza Sussekind
    1-12

Dossiê: Centenário da Escola Normal de Ponta Grossa – Instituto de Educação Prof. Cesar Prieto Martinez (1924-2024)

Resenhas

Entrevista

Homenagem

  • Homenagem à Betty Antunes de Oliveira

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.23611.067
    Dermeval Saviani
    1-3