Políticas de valorização do magistério no Brasil: sonho prometido e negado?

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DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.19.22825.088

Resumo

É consenso que a valorização do magistério incide diretamente sobre a melhoria da qualidade do trabalho docente e da educação pública. Assim sendo, o objetivo deste artigo consistiu em avaliar a execução das políticas de valorização do magistério pelas redes e pelos sistemas de ensino brasileiras, especificamente aquelas que dizem respeito ao ingresso no magistério, ao piso salarial e aos planos de carreira. Esses três elementos compõem o que se denomina de tripé constitucional de valorização do magistério, mas que tem se convertido no tripé da precarização. O estudo, de abordagem qualitativa, realizou um levantamento e análise de dados oficiais da Educação Básica divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), especificamente as Sinopses Estatísticas da Educação Básica e o Relatório do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação (2014-2024). Os resultados evidenciam avanços nas políticas de valorização do magistério, mas ainda encontram obstáculos para efetivação.

Palavras-chave: Ingresso no magistério. Piso salarial. Planos de carreira.

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Biografia do Autor

Tamara de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – campus Presidente Prudente. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – campus Presidente Epitácio.

Yoshie Ussami Ferrari Leite, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora aposentada livre-docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – campus Presidente Prudente.

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Publicado

2024-08-26

Como Citar

LIMA, T. de; LEITE, Y. U. F. Políticas de valorização do magistério no Brasil: sonho prometido e negado?. Práxis Educativa, [S. l.], v. 19, p. 1–18, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.19.22825.088. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/22825. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: A Educação Básica na América Latina: política, gestão e formação de professores