Anúncios

  • Chamada de artigos para Dossiê "Zygmunt Bauman e a Educação"

    2024-10-02

    Tema: Zygmunt Bauman e a Educação

    Editores convidados/as:

    Prof. Dr. Anderson Luiz Tedesco (Unoesc)

    Prof. Dr. Sidinei Pithan (Unijuí)

    Profª Dra. Maria Teresa Trevisol (Unoesc)

    Profª Dra. Maya Aguiluz Ibargüen – Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)

    Período de submissão: 01 a 15/02/2025

    Previsão de publicação: ao longo do ano de 2025 (Volume 20).

    Ementa:

    O Dossiê Zygmunt Bauman e a Educação, se constitui como um espaço de divulgação dos principais estudos e investigações de pesquisadores (as) nacionais e internacionais sobre o pensamento de Zygmunt Bauman e de suas interlocuções com a Educação. Em decorrência disso, as razões para a organização do dossiê articulam-se  em torno da ideia de que: a) estamos em um momento de transição social e histórica, evidenciando-se, cada vez mais, a fragilização dos laços humanos, a precarização das condições de vida, o individualismo, e a corrosão dos valores éticos; b) novos problemas sociais, éticos e políticos urgentes se apresentam, em um cenário de crise, nos desafiando a compreender os marcos centrais dessas mudanças e a pensar o nosso tempo, e nele as tarefas postas à educação; c) as obras de Zygmunt Bauman apresentam subsídios epistêmicos, políticos e éticos para situarmos o debate sobre modernidade, pós-modernidade e educação, abrindo novos caminhos para as Pesquisas em Educação no Brasil; d) por fim, o enfoque de Zygmunt Bauman sobre as Ciências Humanas, e sua reformulação da Teoria Crítica, constitui um modo alternativo para pensar e projetar no adentrar do século XXI, uma educação democrática, crítica, reflexiva e emancipatória, tendo em vista a liberdade, a diferença, a solidariedade e a sustentabilidade global.

    Objetivos:

    a) Estudar, refletir e compreender as contribuições do pensamento de Zygmunt Bauman para a área e as Pesquisas em Educação.

    b) Promover espaços de interlocução e de divulgação entre Programas de Pós-graduação em Educação, como também, de outras articulações em redes nacionais e internacionais; docentes, pesquisadores,

    c) Oportunizar reflexões, provocações e socializações de estudos e pesquisas a respeito das contribuições do pensamento do sociólogo Zygmunt Bauman para a área e as pesquisas em educação.

    Temáticas de interesse para o dossiê/seção temática:

    a) Zygmunt Bauman e a Educação

    b) Ética, Política e Educação em Zygmunt Bauman

    c) Investigações epistemológicas sobre o legado de Zygmunt Bauman

    d) Pesquisas em Educação e o pensamento de Zygmunt Bauman

    e) Zygmunt Bauman, Cultura e Educação

    f) Zygmunt Bauman, Emancipação e Diferença na Educação

    g) Zygmunt Bauman, Globalização e Educação

    h) Zygmunt Bauman, Teoria Crítica e Educação

    i) Zygmunt Bauman, Mundo do Trabalho e Educação

    Contato: praxiseducativa@uepg.br

    Saiba mais sobre Chamada de artigos para Dossiê "Zygmunt Bauman e a Educação"
  • Chamada de artigos para Dossiê "Autoavaliação nos Programas de Pós-Graduação em Educação: possibilidades, desafios e tensionamentos"

    2024-10-02

    Tema: Autoavaliação nos Programas de Pós-Graduação em Educação: possibilidades, desafios e tensionamentos

    Editores/as convidados/as:

    Prof.  Dr. Altair Alberto Fávero (UPF)

    Profª Dra. Cristina Zukowsky Tavares (UNASP)

    Profª Dra. Martha Prata-Linhares (UFTM)

    Profª  Dra. Mary Ângela Teixeira Brandalise (UEPG)

    Período de submissão: 01 a 15/02/2025

    Previsão de publicação: ao longo do ano de 2025 (Volume 20).

    Ementa

    O dossiê insere-se na agenda da “Rede Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação em Educação”, criada em 2023, formada por 30 (trinta) pesquisadores, oriundos de 19 (dezenove) Instituições de Ensino Superior brasileiras.

    Na proposição da Capes, para avaliação dos Programas de Pós-graduação do Brasil, em 2019, a inclusão no seu processo avaliativo da dimensão da avaliação da  autoavaliação tornou-se um dos componentes do quesito Programa. Neste sentido, a autoavaliação passou a ser um dos itens essenciais da avaliação externa dos PPGs, de tal forma que a avaliação interna e a externa devem estar em consonância e articuladas.

    Considera-se que o ponto de partida de toda avaliação deve estruturar-se a partir de pressupostos epistemológicos, ontológicos e axiológicos, conferindo ao processo de autoavaliação forte dimensão política, social, histórica e ética, uma vez que valoriza o contexto de cada Programa, e permite que cada um deles seja capaz de captar historicamente seu desenvolvimento, bem como de sua área de conhecimento.  

    A autoavaliação compreendida como um processo formativo de autoconhecimento e autoanálise , possibilita aos programas avaliar a si mesmos de maneira crítica, respeitar a identidade própria de cada Programa, constituir reflexões sobre o contexto e as políticas institucionais. Se desencadeada numa perspectiva participativa, multidimensional e ancorada em estruturas ativas de valores, a autoavaliação possibilita a produção de conhecimento coletivamente construído, de caráter teórico-prático, constituindo, dessa forma, um processo avaliativo conceituado e autogerido pela comunidade acadêmica que detém a titularidade da avaliação (Capes, 2019).

    Considerando a atualidade do tema proposto e de que a produção científica sobre a Autoavaliação de Programas Pós-graduação em Educação ainda é incipiente, interessa-nos na proposição deste dossiê, receber artigos que discutam a temática em suas diversas dimensões. Convidamos a comunidade científica a submeter suas produções, para contribuir com a visibilidade da produção do conhecimento sobre a Autoavaliação na Pós-graduação em Educação. Ressaltamos que todos os artigos devem estar em sintonia com as normas da Revista e com os eixos articuladores propostos pelo dossiê: discussões teóricas, desafios, tensionamentos, proposições metodológicas e resultados da autoavaliação.

    Contato: praxiseducativa@uepg.br

    Saiba mais sobre Chamada de artigos para Dossiê "Autoavaliação nos Programas de Pós-Graduação em Educação: possibilidades, desafios e tensionamentos"
  • Revista Práxis Educativa (UEPG) foi aceita no SCOPUS

    2019-02-27
    É com grande alegria que noticiamos que a Revista Práxis Educativa, publicada sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEPG (Mestrado e Doutorado) foi aceita para integrar o SCOPUS, o maior banco de dados de resumos e citações da literatura com revisão por pares: revistas científicas, livros, processos de congressos e publicações do setor. O SCOPUS (Elsevier) possui mais de 65 milhões de registros e é reconhecido por oferecer um panorama abrangente da produção de pesquisas do mundo nas áreas de ciência, tecnologia, medicina, ciências sociais, artes  e humanidades.

    Os artigos publicados em 2018 já estão disponíveis na plataforma do Scopus.

    Para pesquisar as citações de autores deve-se utilizar o seguinte link de acesso:

    https://www.scopus.com/freelookup/form/author.uri

    Saiba mais sobre Revista Práxis Educativa (UEPG) foi aceita no SCOPUS
  • Práxis Educativa atinge 1.000 citações no google acadêmico

    2016-11-29

    A Revista Práxis Educativa atingiu hoje (29/11/2016) 1.000 citações no google acadêmico, conforme pode ser visualizado no perfil da revista no google acadêmico no link IMPACTO na barra da revista.

    O índice h da revista é de 15 e o índice i10 é 27.

    Isso significa que 15 artigos da revista foram citados, no mínimo, 15 vezes.

    O índice i10 indica que 27 artigos receberam, no mínimo, 10 citações.

    O google acadêmico é um aspecto que pode ser utilizado para medir o impacto de um periódico ou de um pesquisador.

    Não é um índice que consegue reunir todas as citações, uma vez que as referências de muitas teses e dissertações não são contadas nesse sistema.

    Além disso, o fato de alguns periódicos usarem o _____ para não repetir o sobrenome do mesmo autor, nas referências, evita a identificação de uma parte significativa de referências.

    Continuaremos trabalhando para publicar artigos que possam contribuir para a pesquisa em educação e para compreender a realidade brasileira, latinoamericana e mundial.

     

    Saiba mais sobre Práxis Educativa atinge 1.000 citações no google acadêmico