Recebimento de novos artigos
Informamos que a revista receberá novos artigos no período de 20/11/2022 a 10/01/2023.
Saiba mais sobre Recebimento de novos artigos
Informamos que a revista receberá novos artigos no período de 20/11/2022 a 10/01/2023.
Saiba mais Saiba mais sobre Recebimento de novos artigos
Seção Temática: Ética em Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais: atualizando o debate.
Responsáveis:
Ângela Maria Scalabrin Coutinho (Universidade Federal de Paraná - UFPR)
Jefferson Mainardes (Universidade Estadual da Ponta Grossa - UEPG)
João Batista Carvalho Nunes (Universidade Estadual do Ceará - UECE)
Mónica de La Fare (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS)
Saiba mais Saiba mais sobre Chamada de Resumos para Seção TemáticaEm virtude do número elevado de artigos em avaliação, informamos que a submissão de artigos e resenhas está suspensa temporariamente.
Saiba mais Saiba mais sobre SubmissõesChamada de artigos
Dossiê: Relações Étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas em contextos, espaços e tempos
1 – Título do dossiê: Relações Étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas em contextos, espaços e tempos
2 – Editores convidados:
Profª Dra. Mariana Fernandes dos Santos (IFBA)
Profª Dra. Nilma Lino Gomes (UFMG)
Profª Dra. Fábia Barbosa Ribeiro (UNILAB)
Prof. Ms. Yuri Miguel Macedo (UNEAD-UNEB)
3 – Prazo de submissão de 10/07/2021 a 10/08/2021
4 – Justificativa:
Contrariando as normalizações construídas no processo de colonização efetivadas e propagadas de forma estrutural e estruturante nas ações e posturas que reverberam racismos em suas diferentes manifestações e nos distintos espaços/tempo, que têm se fortalecido em período de retrocessos históricos, os quais estamos vivenciando, este dossiê é mais um caminho para enfretamento a toda e qualquer forma de opressão e de violências que naturalizam os silenciamentos de pessoas, suas narrativas e seus discursos. Nesse sentido, convidamos autoras e autores que trabalham, pesquisam, vivenciam, experienciam e materializam a prática e reflexões sobre Relações Étnico-Raciais em ambientes escolares e/ou não escolares, para submeterem seus escritos inéditos, tendo como princípio dialógico as lutas dos Movimentos Sociais, Leis e Políticas Educacionais para o combate aos projetos de colonialidades que ainda se (re)configuram como impedimento para a efetivação de processos educativos e socias que desaprendam a hegemonia da homogeneização ocidental branconcêntrica que nega direitos, submete corpos e formas de pensamento e interdita a viabilidade de uma educação que promova a equidade racial e suas interseccionalidades.
5 – Tipo de textos esperados: artigos inéditos que se enquadrem na temática do dossiê e resenhas de livros sobre o tema do dossiê, publicados nos últimos 5 (cinco) anos.
6 – Previsão de publicação do Dossiê: v. 17, 2022
A revista é de publicação contínua. Os artigos são publicados logo após a finalização do processo de avaliação, revisão e diagramação.
Acesse as informações completas sobre a chamada do dossiê: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/chamadadeartigos
Saiba mais Saiba mais sobre Chamada de artigos - Dossiê: Relações Étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas em contextos, espaços e temposInformamos que a revista Práxis Educativa está recebendo apenas artigos do dossiê “Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança”.
Os artigos deverão ser submetidos no sistema da revista.
Os artigos de outras temáticas serão devolvidos.
Prazo de submissão: até 10 de agosto de 2020
Previsão de publicação: v. 16 (2021).
Editores convidados:
Érico Ribas Machado – UEPG
Daniel Schugurensky – University of Arizona
Danilo Streck – Unisinos
Lucimara Cristina de Paula – UEPG
Saiba mais Saiba mais sobre Dossiê Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança1 – Title: Paulo Freire (1921-2021): 100 years of history and hope
2 – Guest editorial board:
PhD Lucimara Cristina de Paula (UEPG) and PhD Érico Ribas Machado (UEPG)
3 – Submission due date: until August 10, 2020.
4 – Publication Schedule: volume 16, year 2021 (continuous publication)
5 – Types of papers expected:
- Unpublished papers that meet the theme of the dossier.
- Book reviews on the subject of the dossier, published in the last five years.
6 - Relevant topics:
- Freire: life history and scientific production.
- Paulo Freire’s production and the current Brazilian historical context.
- Paulo Freire’s legacy for schooling and non-schooling education.
- Contributions of Freire’s thinking to studies on media and education.
- The importance of Freire’s pedagogy for cultural studies, studies on gender and on ethnic-racial relations.
- Freire in the international context.
7 - Justification
Why praise Paulo Freire’s centenary of birth, instigating debates about his life and his work, reviving his historic journey of resistance and hope towards a pedagogy of the oppressed?
Why insist on disseminating his thinking and his work as timeless and universal milestones of loving struggle against everything that dehumanizes and objectifies men and women at different times and in different ways?
Because Paulo Freire is reborn with greater force in each historical moment in which the means of propagating violence, manipulation, authoritarianism, arbitrariness, repression of freedom and different forms of existence in the world, intolerance, disrespect, advance and harden, hatred between people, groups and social classes.
Freire’s voice and writings grow and are rescued each time people speak up and march towards being more, defending their rights as citizens and human beings worthy of respect and of a better life for all, in several aspects. In this sense, the principles and actions linked to their trajectory reappear when we are violated as people, as male and female workers, in an exceptional social and political context that overwhelms us in all dimensions.
In addition to this scenario, Paulo Freire’s disqualification by government representatives, ignoring his legacy as a Brazilian intellectual and Patron of Brazilian Education, internationally recognized, brings the urgent need for investment in scientific productions that show the scope and depth of his theory, in different areas of knowledge, clarifying misunderstandings, injustices and slander in relation to their scientific production.
Paulo Freire is reborn, therefore, through this dossier that proposes the fight against historical setbacks that wish to annihilate the construction of a less violent, less unjust, less disrespectful, less inhuman and unequal society. We invite everyone who believes in this rebirth to share with us their research and work based on Paulo Freire, always reviving the will and the struggle to transform the world!
8 – Contact: praxiseducativa@uepg.br
9 - Papers or reviews must be submitted in the journal’s system
https://www.revistas2.uepg.br/…/praxisedu…/about/submissions
The guidelines for authors can be found on the journal’s website
https://www.revistas2.uepg.br/…/praxisedu…/about/submissions
Chamada de artigos para Dossiê
1 – Título: Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança
2 – Editores convidados:
Profª Dra. Lucimara Cristina de Paula (UEPG) e Prof. Érico Ribas Machado (UEPG)
3 – Prazo de submissão: até 10 de agosto de 2020.
4 – Previsão de publicação: v. 16, ano de 2021 (publicação contínua)
5 – Tipos de textos esperados:
- Artigos inéditos que se enquadrem na temática do dossiê.
- Resenhas de livros sobre o tema do dossiê, publicados nos últimos 5 (cinco) anos.
6 - Temas pertinentes:
- Paulo Freire: história de vida e produção científica
- A produção de Paulo Freire e o atual contexto histórico brasileiro
- O legado de Paulo Freire para a educação escolar e não escolar
- Contribuições do pensamento de Freire para os estudos sobre mídia e educação
- A importância da pedagogia de Freire para os estudos culturais, os estudos sobre gênero e sobre as relações étnico-raciais
- Paulo Freire no contexto internacional.
7 - Justificativa
Por que enaltecer o centenário de nascimento de Paulo Freire, instigando debates sobre sua vida e sua obra, reavivando sua caminhada histórica de resistência e esperança em direção a uma pedagogia do oprimido? Por que insistir em disseminar seu pensamento e seu trabalho como marcos atemporais e universais de luta amorosa contra tudo que desumaniza e coisifica homens e mulheres em diferentes épocas e de diferentes formas?
Porque Paulo Freire renasce com mais força em cada momento histórico em que avançam e endurecem os meios de propagação da violência, da manipulação, do autoritarismo, da arbitrariedade, da repressão à liberdade e às diferentes formas de existir no mundo, da intolerância, do desrespeito, do ódio entre pessoas, grupos e classes sociais.
A voz e os escritos de Freire crescem e são resgatados cada vez que as pessoas se manifestam e marcham em direção ao ser mais, à defesa de seus direitos como cidadãos e cidadãs e seres humanos dignos de respeito e de uma vida melhor para todos e todas, em diversos aspectos. Nesse sentido, os princípios e as ações vinculados à sua trajetória ressurgem quando somos violentados(as) como gente, como trabalhadores e trabalhadoras, em um contexto social e político de exceção que nos esmaga em todas as dimensões.
Além desse cenário, a desqualificação de Paulo Freire por representantes do governo, ignorando seu legado como intelectual brasileiro e Patrono da Educação Brasileira, internacionalmente reconhecido, traz a urgente necessidade de investimento em produções científicas que mostrem o alcance e a profundidade de sua teoria, em diferentes áreas do conhecimento, esclarecendo equívocos, injustiças e calúnias em relação à sua produção científica.
Paulo Freire renasce, portanto, por meio desse dossiê que propõe o combate aos retrocessos históricos que desejam aniquilar a construção de uma sociedade menos violenta, menos injusta, menos desrespeitosa, menos desumana e desigual. Convidamos a todas e todas que apostam nesse renascimento, que compartilhem conosco suas pesquisas e trabalhos fundamentados em Paulo Freire, reavivando sempre a vontade e a luta de transformar o mundo!
8 – Contato: praxiseducativa@uepg.br
9 - As diretrizes para autores podem ser encontradas no site da revista: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/about/submissions
Informações adicionais:
1 – Os artigos ou resenhas deverão ser submetidos no sistema da revista
https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/about/submissions
O artigo deve ser submetidos em formato Word, sem a identificação dos autores.
2 – O processo de avaliação dos artigos e resenhas obedecerá todos os critérios explicitados no site da revista (Processo de avaliação pelos pares), incluindo a avaliação preliminar sobre a pertinência ou não do artigo ao tema do dossiê.
3 – Cuidados especiais devem ser observados pelos autores com relação às questões éticas. Caso a pesquisa que originou o artigo tenha sido revisada por Comitê de Ética, essa informação deve ser mencionada. Caso não tenha sido revisada, o(s) autor(es) devem explicitar no artigo como trabalharam com as questões éticas na pesquisa. Antes de submeter o artigo, o autor(es) deve(m) tomar conhecimento do texto das Diretrizes para autores, das questões éticas da revista e tomar conhecimento do documento do CNPq – Ética e integridade na prática científica (http://www.memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm), citado nos compromissos éticos da revista.
4 – Os autores com textos aprovados (artigos e resenhas) serão orientados com relação à revisão de Língua Portuguesa e dos resumos em Inglês e Espanhol, a qual é feita por revisora indicada pela revista. A revista solicitará a contribuição dos autores para o pagamento de parte da revisão.
Diretrizes para Autores (retirado do site da Revista):
Questões éticas:
A Revista Práxis Educativa possui um compromisso com o cumprimento de questões éticas relacionadas aos artigos publicados e ao processo de avaliação e publicação. De modo geral, as decisões e procedimentos éticos baseiam-se nos seguintes documentos:
- Resolução CNS nº 466/2012 (Ética na Pesquisa com seres humanos);
- Resolução CNS nº 510/2016 (Ética na Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais)
- Manual da APA (Editora Penso, 2012);
- Documento do CNPq – Ética e integridade na prática científica (http://www.memoria.cnpq.br/normas/lei_po_085_11.htm);
- Material da ANPEd sobre ética na pesquisa - Documento Ética e Pesquisa em Educação - v. 1 (Anped). (http://www.anped.org.br/news/comissao-da-anped-apresenta-documento-etica-e-pesquisa-em-educacao-subsidios)
Saiba mais Saiba mais sobre Chamada de artigos - Dossiê: Título: Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança
Os artigos publicados em 2018 já estão disponíveis na plataforma do Scopus.
Para pesquisar as citações de autores deve-se utilizar o seguinte link de acesso:
https://www.scopus.com/freelookup/form/author.uri
Saiba mais Saiba mais sobre Revista Práxis Educativa (UEPG) foi aceita no SCOPUSA Revista Práxis Educativa atingiu hoje (29/11/2016) 1.000 citações no google acadêmico, conforme pode ser visualizado no perfil da revista no google acadêmico no link IMPACTO na barra da revista.
O índice h da revista é de 15 e o índice i10 é 27.
Isso significa que 15 artigos da revista foram citados, no mínimo, 15 vezes.
O índice i10 indica que 27 artigos receberam, no mínimo, 10 citações.
O google acadêmico é um aspecto que pode ser utilizado para medir o impacto de um periódico ou de um pesquisador.
Não é um índice que consegue reunir todas as citações, uma vez que as referências de muitas teses e dissertações não são contadas nesse sistema.
Além disso, o fato de alguns periódicos usarem o _____ para não repetir o sobrenome do mesmo autor, nas referências, evita a identificação de uma parte significativa de referências.
Continuaremos trabalhando para publicar artigos que possam contribuir para a pesquisa em educação e para compreender a realidade brasileira, latinoamericana e mundial.Saiba mais Saiba mais sobre Práxis Educativa atinge 1.000 citações no google acadêmico
Este site é melhor visualizado com o navegador Mozilla Firefox. Em outros navegadores, podem ocorrer imperfeições gráficas.
Saiba mais Saiba mais sobre Compatibilidade do siteISSN 1809-4031
eISSN 1809-4309
Site licenciado: Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Este posicionamento está de acordo com as recomendações de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).