Chamada de artigos para Dossiê "Autoavaliação nos Programas de Pós-Graduação em Educação: possibilidades, desafios e tensionamentos"
Tema: Autoavaliação nos Programas de Pós-Graduação em Educação: possibilidades, desafios e tensionamentos
Editores/as convidados/as:
Prof. Dr. Altair Alberto Fávero (UPF)
Profª Dra. Cristina Zukowsky Tavares (UNASP)
Profª Dra. Martha Prata-Linhares (UFTM)
Profª Dra. Mary Ângela Teixeira Brandalise (UEPG)
Período de submissão: 01 a 15/02/2025
Previsão de publicação: ao longo do ano de 2025 (Volume 20).
Ementa
O dossiê insere-se na agenda da “Rede Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação em Educação”, criada em 2023, formada por 30 (trinta) pesquisadores, oriundos de 19 (dezenove) Instituições de Ensino Superior brasileiras.
Na proposição da Capes, para avaliação dos Programas de Pós-graduação do Brasil, em 2019, a inclusão no seu processo avaliativo da dimensão da avaliação da autoavaliação tornou-se um dos componentes do quesito Programa. Neste sentido, a autoavaliação passou a ser um dos itens essenciais da avaliação externa dos PPGs, de tal forma que a avaliação interna e a externa devem estar em consonância e articuladas.
Considera-se que o ponto de partida de toda avaliação deve estruturar-se a partir de pressupostos epistemológicos, ontológicos e axiológicos, conferindo ao processo de autoavaliação forte dimensão política, social, histórica e ética, uma vez que valoriza o contexto de cada Programa, e permite que cada um deles seja capaz de captar historicamente seu desenvolvimento, bem como de sua área de conhecimento.
A autoavaliação compreendida como um processo formativo de autoconhecimento e autoanálise , possibilita aos programas avaliar a si mesmos de maneira crítica, respeitar a identidade própria de cada Programa, constituir reflexões sobre o contexto e as políticas institucionais. Se desencadeada numa perspectiva participativa, multidimensional e ancorada em estruturas ativas de valores, a autoavaliação possibilita a produção de conhecimento coletivamente construído, de caráter teórico-prático, constituindo, dessa forma, um processo avaliativo conceituado e autogerido pela comunidade acadêmica que detém a titularidade da avaliação (Capes, 2019).
Considerando a atualidade do tema proposto e de que a produção científica sobre a Autoavaliação de Programas Pós-graduação em Educação ainda é incipiente, interessa-nos na proposição deste dossiê, receber artigos que discutam a temática em suas diversas dimensões. Convidamos a comunidade científica a submeter suas produções, para contribuir com a visibilidade da produção do conhecimento sobre a Autoavaliação na Pós-graduação em Educação. Ressaltamos que todos os artigos devem estar em sintonia com as normas da Revista e com os eixos articuladores propostos pelo dossiê: discussões teóricas, desafios, tensionamentos, proposições metodológicas e resultados da autoavaliação.
Contato: praxiseducativa@uepg.br