Chamada de publicação do dossiê “Estudos narrativos: sujeitos e contextos educativos”

2025-12-04

1 - Editores convidados:

Profª Dra. Claudia Carrasco-Aguilar (Universidad de Málaga, Espanha).

Prof. Dr. Eduardo Cavieres Fernández (Universidad de Playa Ancha, Chile).

Prof. Dr. Alessandro de Melo (Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG).

2 – Proposta:

O Dossiê “Estudos narrativos: sujeitos e contextos educativos” busca reunir propostas de artigos voltados à apresentação de resultados de pesquisas e experiências em que a narratividade educativa esteja no centro. Neste sentido, convidamos para a publicação estudos realizados com professoras e professores, estudantes, famílias e comunidades educativas, em contextos formais e não formais, que destaquem a narrativa como epistemologia, objeto de investigação ou metodologia contra-hegemônica.

Vivemos tempos de governança neoliberal, que têm permitido a emergência de contextos educativos marcados por disputas simbólicas e materiais em torno da imposição de um determinado projeto político-cultural. Nesse cenário, têm emergido vozes contra-hegemônicas frente às grandes narrativas oficiais que, embora por vezes tensionadas por experiências subjetivas de conformismo, também souberam levantar propostas identitárias e coletivas de resistência.

As políticas educacionais atuais procuram transformar as aprendizagens dos estudantes, as relações entre famílias e escolas, as interações escolares, assim como o trabalho e o desenvolvimento profissional docente, em sistemas tecnocráticos voltados às demandas produtivas do capitalismo neoliberal. Entretanto, tais políticas e reformas têm se deparado com subjetividades e contextos educativos que, a partir de experiências democráticas, decoloniais, feministas, ecológicas e comunitárias, vêm reconstruindo as narrativas pessoais e coletivas das comunidades educativas.

A resistência educativa ao senso comum neoliberal como ideologia hegemônica manifesta-se cotidianamente, no dia a dia das salas de aula. Essa vida cotidiana, expressa por meio da narratividade, constitui uma qualidade ontológica da experiência humana e, portanto, da experiência de resistência educativa (Caparrós-Martín et al., 2021).

3 – Objetivos:

  1. a) Publicar estudos, pesquisas e experiências narrativas que coloquem no centro a relação dialética entre os processos de construção das subjetividades educativas e os contextos em que estas se situam, em um cenário global de governança neoliberal, destacando as lutas e resistências à sua consolidação como política cultural.
  2. b) Promover espaços de encontro e intercâmbio acadêmico entre grupos de pesquisa nacionais e internacionais interessados, especialmente, nos contextos de exclusão socioeducativa.
  3. c) Construir oportunidades para reconhecer o papel político e contra-hegemônico da narrativa como forma de aproximação ao estudo dos processos educativos.

4 - Temáticas de interesse para o dossiê:

  • Perspectivas decoloniais nos estudos narrativos.
  • Estudos narrativos em contextos de exclusão socioeducativa.
  • Neoliberalismo e seus efeitos na educação a partir das narrativas de sujeitos envolvidos em contextos educacionais.
  • Feminismos, estudos de gênero e interseccionalidade na educação.
  • Abordagens autobiográficas e histórias de vida.
  • Estudos narrativos de e sobre a docência.
  • Narrativas e vozes de agentes educativos: estudantes, relações família-escola, comunidade educativa.
  • Narrativas contra-hegemônicas em relação ao Estado.
  • Educação como projeto comunitário: contextos não formais.
  • Narrativas em contextos de padronização/plataformização educacional.
  • Efeitos dos contextos neo-digitais na formação de tecno-subjetividades.
  • Efeitos tecnocráticos da inovação educativa sobre as subjetividades em tempos de capitalismo neoliberal.
  • Ética e alteridades na pesquisa narrativa.

5 – Datas:

Recebimento de artigos: 15 a 20 de março de 2026

Publicação dos artigos: ao longo do ano de 2026.

Observação: para viabilizar a publicação dos artigos, os/as autores/as deverão contribuir para os custos da revisão textual.