Chamada de publicação do dossiê “Estudos narrativos: sujeitos e contextos educativos”
1 - Editores convidados:
Profª Dra. Claudia Carrasco-Aguilar (Universidad de Málaga, Espanha).
Prof. Dr. Eduardo Cavieres Fernández (Universidad de Playa Ancha, Chile).
Prof. Dr. Alessandro de Melo (Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG).
2 – Proposta:
O Dossiê “Estudos narrativos: sujeitos e contextos educativos” busca reunir propostas de artigos voltados à apresentação de resultados de pesquisas e experiências em que a narratividade educativa esteja no centro. Neste sentido, convidamos para a publicação estudos realizados com professoras e professores, estudantes, famílias e comunidades educativas, em contextos formais e não formais, que destaquem a narrativa como epistemologia, objeto de investigação ou metodologia contra-hegemônica.
Vivemos tempos de governança neoliberal, que têm permitido a emergência de contextos educativos marcados por disputas simbólicas e materiais em torno da imposição de um determinado projeto político-cultural. Nesse cenário, têm emergido vozes contra-hegemônicas frente às grandes narrativas oficiais que, embora por vezes tensionadas por experiências subjetivas de conformismo, também souberam levantar propostas identitárias e coletivas de resistência.
As políticas educacionais atuais procuram transformar as aprendizagens dos estudantes, as relações entre famílias e escolas, as interações escolares, assim como o trabalho e o desenvolvimento profissional docente, em sistemas tecnocráticos voltados às demandas produtivas do capitalismo neoliberal. Entretanto, tais políticas e reformas têm se deparado com subjetividades e contextos educativos que, a partir de experiências democráticas, decoloniais, feministas, ecológicas e comunitárias, vêm reconstruindo as narrativas pessoais e coletivas das comunidades educativas.
A resistência educativa ao senso comum neoliberal como ideologia hegemônica manifesta-se cotidianamente, no dia a dia das salas de aula. Essa vida cotidiana, expressa por meio da narratividade, constitui uma qualidade ontológica da experiência humana e, portanto, da experiência de resistência educativa (Caparrós-Martín et al., 2021).
3 – Objetivos:
- a) Publicar estudos, pesquisas e experiências narrativas que coloquem no centro a relação dialética entre os processos de construção das subjetividades educativas e os contextos em que estas se situam, em um cenário global de governança neoliberal, destacando as lutas e resistências à sua consolidação como política cultural.
- b) Promover espaços de encontro e intercâmbio acadêmico entre grupos de pesquisa nacionais e internacionais interessados, especialmente, nos contextos de exclusão socioeducativa.
- c) Construir oportunidades para reconhecer o papel político e contra-hegemônico da narrativa como forma de aproximação ao estudo dos processos educativos.
4 - Temáticas de interesse para o dossiê:
- Perspectivas decoloniais nos estudos narrativos.
- Estudos narrativos em contextos de exclusão socioeducativa.
- Neoliberalismo e seus efeitos na educação a partir das narrativas de sujeitos envolvidos em contextos educacionais.
- Feminismos, estudos de gênero e interseccionalidade na educação.
- Abordagens autobiográficas e histórias de vida.
- Estudos narrativos de e sobre a docência.
- Narrativas e vozes de agentes educativos: estudantes, relações família-escola, comunidade educativa.
- Narrativas contra-hegemônicas em relação ao Estado.
- Educação como projeto comunitário: contextos não formais.
- Narrativas em contextos de padronização/plataformização educacional.
- Efeitos dos contextos neo-digitais na formação de tecno-subjetividades.
- Efeitos tecnocráticos da inovação educativa sobre as subjetividades em tempos de capitalismo neoliberal.
- Ética e alteridades na pesquisa narrativa.
5 – Datas:
Recebimento de artigos: 15 a 20 de março de 2026
Publicação dos artigos: ao longo do ano de 2026.
Observação: para viabilizar a publicação dos artigos, os/as autores/as deverão contribuir para os custos da revisão textual.
