Anúncios

Chamada para Seção Temática

2023-09-01

Seção temática - 2024

Título:

A Educação Básica na América Latina: política, gestão e formação de professores

Organizadores:

Jorge Alarcón-Leiva – Universidad de Talca (Chile)

Andréia Vicência Vitor Alves – UFGD (Brasil)

Andressa Gomes de Rezende Alves – UEMS (Brasil)

Andrea María Tejera Techera - Universidad ORT (Uruguay)

Mariela Esther Questa Torterolo - Universidad ORT (Uruguay)

Cronograma:

Divulgação da chamada: 01/09/2023

Recebimento de artigos: 01/11/23 a 15/12/2023 (via Sistema de submissão da revista)

Publicação: 2024

Apresentação:

Esta seção temática tem por objetivo publicar artigos sobre a Educação Básica nos países da América Latina no que diz respeito às políticas educacionais, à gestão da educação e à formação de professores. As reformas e políticas educacionais que têm sido desenvolvidas na região, sob inspiração neoliberal, têm provocado o alinhamento de ações e tomadas de decisões marcadas por intensos processos de descentralização, pela criação de sistemas nacionais de avaliação de desempenho, reformas curriculares e de formação docente e por novas formas de gestão dos sistemas de ensino.

Temas de interesse:

  • Políticas educacionais para a Educação Básica na América Latina
  • Gestão da Educação Básica na América Latina
  • Sistemas de avaliação de desempenho na Educação Básica na América Latina
  • Reformas educacionais na Educação Básica na América Latina
  • Políticas de formação de professores/as

Observações:

- As orientações para autores estão disponíveis em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/about/submissions

- A revista é de publicação contínua. Os artigos são publicados logo após a finalização do processo de avaliação, revisão e diagramação.

- Os/As autores/as de artigos aprovados receberão orientações sobre a revisão dos textos e dos resumos em inglês e espanhol.

Contato: praxiseducativa@uepg.br

Saiba mais sobre Chamada para Seção Temática

Edição Atual

v. 18 (2023): Publicação contínua
					Visualizar v. 18 (2023): Publicação contínua
Publicado: 2022-06-08

Artigos

  • A dialética materialista: princípios, diálogos e pesquisa em Educação

    Alessandro de Melo
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.20334.001
  • O Conglomerado de Aparelhos Privados de Hegemonia Empresariais Lemann e sócios na “seleção pública” de pessoas para a gestão educacional do Estado do Paraná

    Adriana Medeiros Farias
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.20670.002
  • Enacting accountability reforms in Brazil: the mediating role of school leadership

    Laura Mentini
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.20774.006
  • Fundamentos filosóficos na Pedagogia Social de Paul Natorp e aproximações com a educação comunitária

    Suzete Terezinha Orzechowski, Érico Ribas Machado
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21337.011
  • Educação a Distância e formação de professores em Santa Catarina (1998-2018)

    Joviles Vitório Trevisol, Jaques Antonio de Toledo
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21355.012
  • El cero (0) no tan neutro en la Educación Decolonial Planetaria Compleja

    Milagros Elena Rodríguez
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21287.017
  • O Consed na construção da BNCC: uma experiência pública (com)partilhada?

    Franceila Auer, Heitor Lopes Negreiros , Gilda Cardoso de Araujo, Vania Carvalho de Araújo, Wagner dos Santos
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21379.018
  • Optimización de funciones con derivadas en aula invertida: estudio a través de múltiples estrategias didácticas

    Carlos Fernando López Rengifo, Edison Chanca Pérez, Edwin Roger Esteban Rivera
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21394.019
  • Curso de Bacharelado em Ciências Militares: construção e mobilização dos saberes docentes

    Alexandre Cardoso Barbosa, Maria Adélia da Costa, Roberta Pasqualli
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21468.021
  • Éducation corporelle et décrochage scolaire: une problématique oubliée dans les innovations de la revue EP.S et les discours officiels (1981-2020)?

    Joseph Gandrieau, Clément Llena, Daniel Caballero-Julia, Eric Flavier, Jean Saint-Martin
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21602.022
  • Articulando a Educação Científica com a Sociologia de Educação: o contributo significativo de Ana Maria Morais

    Isabel Pestana Neves
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21795.027
  • Lesson study as a pedagogical practice in higher education from an inclusive perspective: strategies and resources indicated by professors

    Jáima Pinheiro de Oliveira, Seán Bracken, Natalia Nakano, Gareth Dart
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21306.029
  • Educação do Campo e as Práticas Educativas da Escola José Fidelis de Moura, do Assentamento Bonfim da Conceição - Ceará

    Francisco Valdir Amorim, Luciane Azevedo Chaves, Márcia Cristiane Ferreira Mendes
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21041.026
  • Como os estados e os municípios capitais no Brasil regulamentam as competências do diretor escolar

    Ângelo Ricardo de Souza, Ana Cristina Prado de Oliveira, Cynthia Paes de Carvalho
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21069.030
  • Um currículo que verte sangue: tecnologia de apoptose no necrocurrículo das narrativas midiáticas seriadas

    Evanilson Gurgel, Marlécio Maknamara
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21387.035
  • A produção do dispositivo sexualidade em tempos de avalanche neoconservadora na educação: discursividades científicas latino-americanas

    Dulce Mari da Silva Voss, Eliada Mayara Cardoso da Silva Alves
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21384.036
  • Revisitando a relação entre família e escola: discursos inacabados

    Anderson de Carvalho Pereira
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21405.040
  • O mercado de decoração infantil como agente de socialização: novos estilos para velhas hierarquias

    Cibele Noronha de Carvalho, Maria Alice Nogueira
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21415.045
  • “Direitos Humanos e Educação”: teoria e práxis em contexto educativo – relato de uma experiência no Ensino Superior em Portugal

    Susana Sardinha Monteiro, Jenny Sousa
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21328.042
  • A regulamentação do Sistema Nacional de Educação (SNE) no Brasil: um longo debate

    Karoline de Oliveira, Catarina Ianni Segatto
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21495.044
  • O pedagogista e o educador: modelos ideológicos propostos pela revista O Ensino (1922-1924)

    Maria Isabel Moura Nascimento, Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Sandra do Rocio Ferreira Leal
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21365.046
  • Heidegger e a Universidade: acerca do vínculo essencial entre ciência e formação

    Marcelo José Doro
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21293.050
  • Galeria de perdas: a educação brasileira após o golpe (2016-2022)

    Mariana Passos Ramalhete
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.21380.043
  • O modelo comunitário regional e a equidade na Educação Superior brasileira

    Julio Bertolin, Olmiro Schaeffer, Cassiano Del Ré
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21284.052
  • Avaliação do Plano Estadual de Educação no Sistema Prisional do Paraná: discursos dos sujeitos de uma penitenciária feminina

    Bruna Mayara Bonatto, Mary Ângela Teixeira Brandalise
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21737.053
  • Percepções da velhice e transição para a aposentadoria de pessoas adultas mais velhas

    Maria das Neves Silva, Carmen Cavaco
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21348.051
  • A formação continuada padronizada do professor: uma análise do Projeto da SEED-Paraná

    Susana Soares Tozetto, Thaiane de Góis Domingues
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21589.054
  • O processo instituinte da política de formação de professores da Universidade Federal do Rio Grande no contexto da Resolução CNE/CP Nº 2/2015

    Derlan Trombetta, Maria Beatriz Luce
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21324.055
  • A educação pública em Ponta Grossa-PR: o Grupo Escolar Senador Correia e o Ginásio Regente Feijó (1912-1945)

    Silmara Solomon, Leonardo Miguel Martins, Maria Julieta Weber
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21641.057
  • A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Catarinense: travessias perigosas na luta contra as desigualdades sociais

    Anderson Luiz Tedesco, Bruno Antonio Picoli, Altair Alberto Fávero, Marcio Giusti Trevisol
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21450.058
  • Atenção voluntária externa e ensino escolar

    Marcelo Ubiali Ferracioli
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.20642.059
  • Um estado da arte possível: contribuições da pesquisa em educação sobre pandemia no Brasil

    Isadora Alves Roncarelli, Nilda Stecanela
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21381.060
  • A pesquisa sobre inclusão de estudantes com deficiência visual na pós-graduação em Educação do Sul do Brasil

    Elisabete Cristina Pereira Eches, Mirela Casonato Roveratti
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21295.061
  • Práticas de Ensino Experimental das Ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal: uma análise dos relatórios da Inspeção-Geral da Educação e Ciência

    Patrícia Christine Silva, Ana Valente Rodrigues, Paulo Nuno Vicente
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21358.062
  • Aprendizagem escolar de estudantes com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos (EJA): discussões e implicações

    Olga Mara Bueno, Rita de Cássia da Silva Oliveira
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21616.063
  • Confluências na formação de educadores das áreas de Ciências da Natureza e Linguagens a partir da Tecnologia Social das tintas de terra

    Anielli Fabiula Gavioli Lemes, Luiz Henrique Magnani, Maurício Teixeira Mendes, Luciana Resende Allain
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21374.064
  • Avaliação externa das escolas, regulação por pares, trabalho colaborativo e qualidade educativa: qual a relação?

    Helena Maria Cerqueira Gonçalves Miranda, Filipa Seabra, José Augusto Pacheco
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21863.065
  • Prática das danças urbanas em contexto escolar: memória e atenção de escolares de 7 e 8 anos

    Cielle Amanda de Sousa e Silva, Guilherme da Silva Gasparotto
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21331.066
  • Avaliação educacional e accountability: análise de artigos publicados no Brasil e na Colômbia

    Camila Regina Rostirola, Marilda Pasqual Schneider, Jorge Jairo Posada, José Emilio Díaz Ballén
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21579.067
  • Desconstruindo os arquivos da violência escolar: reflexões sobre a relação entre a docência e a Filosofia da Educação

    Amarildo Luiz Trevisan
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.22099.068
  • Estado de conhecimento: pesquisas realizadas no Brasil sobre as narrativas de professoras

    Évelin Albert
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21292.069
  • Formação de professores para a cultura digital: elementos em perspectivas diferentes da visão instrumental

    Douglas Pereira da Costa, Maria da Glória Carvalho Moura
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21276.070
  • Agenda global da educação e expansão da Educação Superior

    Gilneide Maria de Oliveira Lobo, Alda Maria Duarte Araújo Castro
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21286.071
  • Currículo e cultura escolares: rareamento de práticas de leitura de alunos empobrecidos e periféricos

    Dayane Pereira Barroso de Carvalho, Maria da Guia Taveiro Silva
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21437.072
  • Ley de Inclusión Escolar en Chile: desafíos de gestión para establecimientos particulares subvencionados

    Nibaldo Enrique Benavides Moreno, Daniel Reyes Araya, Jorge Alarcón-Leiva
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21840.074
  • Educação Domiciliar: análise de entrevistas em programas televisivos

    Natália Caroline da Costa, Isabela Natal, Heloisa Chalmers Sisla
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21699.076
  • TDAH na escola: um estudo sobre os rituais de interação entre estudantes

    Andrea Soares Wuo, Luiza Nunes Marques
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21382.077
  • Tensões e contradições das políticas educacionais dos governos de Lula e Dilma Rousseff: aprendendo com as lições do passado

    Ana Maria Clementino, Dalila Andrade Oliveira
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.22022.078

Tradução

Seção Temática: Perspectivas psicossociais sobre a educação no período pandêmico

Seção Temática: Ética em Pesquisa e Integridade Acadêmica em Ciências Humanas e Sociais: atualizando o debate

Seção temática: Internationalization, interculturality and neo-humanism

  • The neohumanist moment and our planetary futures

    Marcus Bussey
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21500.024
  • Internationalization, interculturality and Neohumanism Philosophy of Shrii Prabhat Ranjan Sarkar

    Sunandita Bhowmik
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21501.028
  • Diversifying Universalism: Neohumanism, Internationalism, and Interculturalism in Education

    Kathleen Kesson, Marco Alexandre de Oliveira
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21481.049

Resenhas

Ver Todas as Edições