Fascismo neoliberal e mercantilização das universidades norte-americanas: repressão à liberdade de expressão e os movimentos de resistência estudantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.20.24156.001

Resumo

Este artigo analisa o impacto do autoritarismo crescente sobre as universidades e o papel da dissidência estudantil em um contexto global de mercantilização da educação e repressão à liberdade acadêmica. Partindo do conceito de “fascismo neoliberal”, analisamos como governos de extrema-direita, bilionários e elites empresariais estão atacando as funções críticas das universidades, reduzindo-as a meros centros de conformidade e repressão intelectual. Utilizando exemplos de protestos estudantis em campi universitários nos Estados Unidos, como as manifestações contra a violência de Israel em Gaza, o texto aborda como a repressão violenta e a criminalização da dissidência são usadas para silenciar movimentos que questionam a ordem hegemônica. Em especial, discute-se o impacto do discurso autoritário na política para justificar a violência estatal contra estudantes que denunciam a ocupação e o genocídio palestino. Além disso, o texto argumenta que esse ataque à liberdade acadêmica e ao pensamento crítico faz parte de uma estratégia mais ampla para moldar as universidades à imagem de uma pedagogia de obediência, alinhada aos interesses neoliberais e fascistas. Conclui-se que a resistência estudantil e a formação política de professores e estudantes são elementos essenciais para desafiar essa mercantilização das universidades e preservar seu papel como espaços de pensamento livre e emancipatório.

Palavras-chave: Movimento estudantil. Liberdade de expressão. Neoliberalismo. Universidade pública.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Henry Armand Giroux, McMaster University

Professor do Departamento de Estudos Culturais na Faculdade de Ciências Humanas da McMaster University, Canadá.

Gustavo de Oliveira Figueiredo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

2024-11-25

Como Citar

GIROUX, H. A.; FIGUEIREDO, G. de O. Fascismo neoliberal e mercantilização das universidades norte-americanas: repressão à liberdade de expressão e os movimentos de resistência estudantil. Práxis Educativa, [S. l.], v. 20, p. 1–21, 2024. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.20.24156.001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/24156. Acesso em: 2 dez. 2024.