v. 15 (2020): Publicação contínua

					Visualizar v. 15 (2020): Publicação contínua
Publicado: 2019-08-10

Seção Temática: Adiando o fim da escola

  • Apresentação - Seção temática: Adiando o fim da escola: perspectivas internacionais sobre Educação em tempos de pandemia

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.17127.105
    Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Marcia Denise Pletsch, Kamila Lockmann
    1-6
  • Imagining a Post-COVID-19 Global Citizenship Education

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15566.051
    Marta Estelles, Gustavo E. Fischman
    1-14
  • Materiales didácticos digitales y coronavirus en tiempos de confinamiento en el contexto español

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15776.056
    Jesús Rodríguez Rodríguez, Silvia López Gómez, Diana Marín Suelves, María Montserrat Castro Rodríguez
    1-20
  • Declaração de voto das conselheiras representantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15758.054
    Simone de Fátima Flach, Daiana Camargo
    1-5
  • Transformações educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isolamento curricular

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16197.062
    José Carlos Morgado, Joana Sousa, José Augusto Pacheco
    1-10
  • Tempos da escola em tempo de pandemia e necropolítica

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16212.067
    Walter Omar Kohan
    1-9
  • Crisis de la educación: el constructivismo neoliberal. Notas en contextos de pandemia

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16142.065
    David Rubio-Gaviria
    1-18
  • A pandemia que amplia as desigualdades: a Covid-19 e o sistema educativo de Quebec/Canadá

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15915.073
    Kelly Russo, Marie-Odile Magnan, Roberta Soares
    1-28
  • Entre a compulsão modernizadora e a melancolia pedagógica: a escolarização juvenil em tempos de pandemia no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15475.074
    Roberto Rafael Dias da Silva
    1-13
  • Ensino remoto para alunos surdos em tempos de pandemia

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15476.071
    Elsa Midori Shimazaki, Renilson José Menegassi, Dinéia Ghizzo Neto Fellini
    1-17
  • Lições de quarentena: limites e possibilidades da atuação docente em época de isolamento social

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15483.076
    Luciana Haddad Ferreira, Andreza Barbosa
    1-24
  • Parar pandêmico: educação e vida

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15481.077
    Paola Zordan, Verônica Domingues Almeida
    1-18
  • La didattica alla prova del Covid-19 in Italia: uno studio sulla Scuola Primaria

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16307.079
    Maria Ranieri, Cristina Gaggioli, Martha Kaschny Borges
    1-20
  • Escolarização de crianças e adolescentes pantaneiros em tempos de COVID-19

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16193.080
    Washington Cesar Shoiti Nozu, Mônica de Carvalho Magalhães Kassar
    1-21
  • Corpos[pandêmicos]: ação e subjetividade na arte educação

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15527.083
    Carla Carvalho, Pedro Gottardi, Helen Rose Leite Rodrigues de Souza
    1-15
  • Collective resilience to global challenge: a collective wellbeing agenda to transform towards sustained equitable education

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16344.082
    Liesel Ebersohn
    1-14
  • Educação Infantil, políticas governamentais e mobilizações em tempos de pandemia

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16266.088
    Angela Scalabrin Coutinho, Valdete Côco
    1-15
  • É possível Educação em Educação a Distância? Reflexões a partir da ética da responsabilidade de Levinas e do Eros transcendental de Gur-Ze’ev

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16244.089
    Bruno Antonio Picoli , Alexandre Anselmo Guilherme
    1-21
  • La escuela en la pandemia. Reflexiones sobre lo escolar en tiempos dislocados

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16482.090
    Inés Dussel
    1-16
  • Os desafios de educar através da Zoom em contexto de pandemia: investigando as experiências e perspetivas dos docentes portugueses

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15805.091
    Hugo Miguel Ramos dos Santos
    1-17
  • Educação Especial e Inclusiva em tempos de pandemia: o lugar de escola e as condições do ensino remoto emergencial

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16303.093
    Flavia Faissal de Souza, Débora Dainez
    1-15
  • A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16289.094
    Karla Saraiva, Clarice Traversini, Kamila Lockmann
    1-24
  • Ecologia de saberes, para adiar o fim da escola

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.17096.104
    Fábio Merladet, Graça Reis, Maria Luiza Süssekind
    1-16
  • Entre a espera e a urgência: propostas educacionais remotas para crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus durante a pandemia da COVID-19

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.17126.106
    Márcia Denise Pletsch, Geovana Mendonça Lunardi Mendes
    1-16

Dossiê: Homeschooling: controvérsias e perspectivas

  • Apresentação Dossiê: Homeschooling: controvérsias e perspectivas

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15951.059
    Bruno Antonio Picoli, Cibele Cheron, Alexandre Guilherme, Fernando de Araujo Penna
    1-6
  • A Educação domiciliar como alternativa a ser interrogada: problema e propostas

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v15.14654.019
    Maria Celi Chaves Vasconcelos, Carlota Boto
    1-21
  • Homeschooling e os irrenunciáveis perigos da educação: reflexões sobre as possibilidades de educação sem escola no mundo plural a partir de Arendt, Biesta e Savater

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14535.023
    Bruno Antonio Picoli
    1-22
  • Família e escola em sociedades republicanas: saudáveis dissonâncias

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14687.024
    Jenerton Arlan Schütz, Paulo Evaldo Fensterseifer, Vânia Lisa Fischer Cossetin
    1-16
  • Os discursos da Associação Nacional de Educação Domiciliar do Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14771.025
    Letícia Veiga Casanova, Valéria Silva Ferreira
    1-17
  • Educação Básica em “xeque”: Homeschooling e fundamentalismo religioso em tempos de neoconservadorismo

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14816.026
    Elcio Cecchetti, Anderson Luiz Tedesco
    1-17
  • Reflexões sobre a proposta de Educação Domiciliar no Brasil: o Projeto de Lei Nº 2401/2019

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14881.028
    Juliane Morais Wendler, Simone de F´atima Flach
    1-13
  • O diálogo e a aprendizagem com Tecnologias da Informação e Comunicação no homeschooling

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14804.029
    Renato de Oliveira Brito, Luiz Síveres, Luís Paulo Leopoldo Mercado, Idalberto José das Neves Júnior
    1-21
  • Formação e homeschooling: controvérsias

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14789.032
    Cledes Antonio Casagrande, Nadja Hermann
    1-16
  • El viaje a Cuernavaca, México, de John Holt y su relevancia para la historia del Movimiento Global de la Educación en Casa

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14772.033
    Patricia Quiroga Uceda, Jon Igelmo Zaldívar
    1-15
  • Homeschooling e controvérsias: da identidade à pluralidade – o drama da socialização

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14775.034
    Adalberto Carvalho Ribeiro
    1-22
  • Homeschooling: o reverso da escolarização e da profissionalização docente no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14818.036
    Ana Claudia Ferreira Rosa, Arlete Maria Monte de Camargo
    1-21
  • Paradoxos e tensões na construção do espaço público da educação: alternativas educativas de escolha parental e desescolarização nos coletivos parentais do Rio de Janeiro

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14817.038
    Caroline Montezi de Castro Chamusca, Teresa N. R. Gonçalves
    1-20
  • A defesa pela “liberdade de escolha” fortalecendo uma rede empresarial: o homeschooling brasileiro

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14819.039
    Stephane Silva de Araújo, Maria Cecilia Lorea Leite
    1-20
  • Educação domiciliar, diferença e construção do conhecimento: contribuições para o debate

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14812.040
    Caroline Becker, Katlen Bohm Grando, Morgana Domênica Hattge
    1-12
  • Unschooling: um estudo de caso sobre percursos de mediação cultural

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14790.041
    Helen Rose Leite Rodrigues de Souza, Carla Carvalho
    1-19
  • A opção por um ensino domiciliar: um estudo de caso

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14770.042
    Ingrid Lilian Fuhr, Luis Eduardo Oliveira Alejarra
    1-21
  • Homeschooling ou a educação sitiada no intèrieur: notas a partir de Walter Benjamin

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14815.046
    Lidnei Ventura
    1-18
  • Estudo de caso sobre um processo de desescolarização marcado pelo fracasso entre escola e família

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14788.068
    Clarissa Pimentel Portugal, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida
    1-15

Seção Temática: Políticas conservadoras na Educação Básica

Seção temática: Prêmio Capes de Tese

Artigos

  • Repensar o conceito de autonomia para uma sociologia dos bens simbólicos

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15017.035
    Gisèle Sapiro
    1-27
  • Percursos identitários do início da atividade profissional de uma professora de Matemática

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.12999.001
    Klinger Teodoro Ciríaco, Maria Raquel Miotto Morelatti
    1-18
  • A educação dos sentidos: uma abordagem sobre as prescrições do ensino de desenho entre 1870 a 1907

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.13023.002
    Adriana Vaz
    1-22
  • Gênero, sexualidades e educação: cenário das políticas educacionais sobre os direitos sexuais e reprodutivos de jovens e adolescentes

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.13397.003
    Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo, Matheus Estevão Ferreira da Silva, Talita Santana Maciel
    1-21
  • O imigrante na política educacional brasileira: um sujeito ausente

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.13655.004
    Dalila Andrade Oliveira
    1-15
  • A formação inicial de professores: os cursos de Pedagogia nas universidades públicas do Paraná

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14106.005
    Susana Soares Tozetto, Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez, Priscila Gabriele da Luz Kailer
    1-18
  • Tessituras constitutivas da abordagem (auto)biográfica como dispositivo de pesquisa qualitativa

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.12960.006
    Fabrício Oliveira da Silva
    1-15
  • Discalculia do Desenvolvimento: um mapeamento sobre intervenções pedagógicas e psicopedagógicas

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.13155.007
    Everlise Sanches Brum, Isabel Cristina Machado de Lara
    1-20
  • Concepção sobre Orientação e Mobilidade (O&M) de uma pessoa surdocega: Método de História de Vida

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.13118.008
    Rafael Ernesto Arruda Santos, Rosemeire de Araújo Rangni
    1-19
  • A pesquisa em Educação Física no contexto escolar e da formação de professores no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994-2010)

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.13847.009
    Silvia Christina de Oliveira Madrid
    1-20
  • Potencialidades educacionais do Wattpad: problematizando o conceito de cronotopo

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.13217.010
    Marcos Rogério Martins Costa, Patricia Margarida Farias Coelho, Sérgio Marcus Nogueira Tavares
    1-21
  • A questão do PROUCA na Educação e os indícios recentes em teses de Doutorado

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.13009.011
    Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte, Maria Edilene de Paula Kobolt
    1-20
  • Inclusão da criança com deficiência no ensino regular: olhar das famílias sobre a inclusão na escola

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.13499.012
    Circe Mara Marques, Lurdes Caron, Adriane Alves da Cruz
    1-18
  • Movimentos sociais na cultura digital e formação humana

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.13516.013
    Juliano Carrer, Graziela Fatima Giacomazzo
    1-20
  • A ferramenta metodológica das pretensões de validade: uma contribuição para tratamento de dados nos estudos educacionais críticos

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14407.014
    Luís Armando Gandin, Ricardo Boklis Golbspan
    1-17
  • Um procedimento de inclusão escolar de uma criança cega

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v15.13167.015
    Maria Luiza Pontes França-Freitas, Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil
    1-22
  • Juventude e apoio social: um olhar sobre as redes sociais de estudantes paraenses

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v15.13534.017
    Tatiene Germano Reis Nunes, Fernando Augusto Ramos Pontes, Lúcia Isabel da Conceição Silva
    1-21
  • Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) como estratégia de atuação do setor privado na educação pública

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v15.14343.018
    Elma Júlia Gonçalves de Carvalho, Vera Maria Vidal Peroni
    1-23
  • Contação de histórias e desenvolvimento do adulto contador

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14674.020
    Elizabete Aparecida Bragatto Abate, Tania Stoltz
    1-17
  • Igualdade de direitos ou heteronormatividade? Professores e professoras diante da homossexualidade

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14305.021
    Lucélia de Moraes Braga Bassalo, Wivian Weller
    1-18
  • Reforma do Ensino Médio no Estado do Rio Grande do Sul (Brasil): alinhamentos e resistências

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14653.022
    Ângela Both Chagas, Maria Beatriz Luce
    1-21
  • Práticas com modelagem na formação do professor da Educação Básica: a busca por uma nova racionalidade

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14239.027
    Dionísio Burak, Laynara dos Reis Santos Zontini
    1-20
  • A pesquisa em Política Educacional: análise de aspectos teórico-epistemológicos em teses de Doutorado (2010-2012)

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14901.030
    Carina Tonieto, Altair Alberto Fávero
    1-21
  • La producción académica sobre Política Educativa desde perspectivas comparadas en la Argentina: un análisis de artículos publicados entre 2001 y 2015

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14947.031
    Jorge M. Gorostiaga, Lucía Ferrere
    1-18
  • A elaboração de Planos Municipais na perspectiva da análise institucional e da abordagem do ciclo de políticas

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.13790.037
    Tatiane Oliveira Santos Nascimento, Maria Eliza Nogueira Oliveira, Cristiano Amaral Garboggini di Giorgi
    1-19
  • Licenciaturas em Educação do Campo da Região Nordeste: estudo curricular sobre a formação de professores por áreas de conhecimento

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14769.044
    Emerson Augusto de Medeiros, Jamira Lopes de Amorim, Sandra Maria Gadelha de Carvalho
    1-22
  • Por uma práxis radical na luta em defesa da democracia: desafios contemporâneos para a formação política e a educação crítica no século XXI

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14787.047
    Henry A. Giroux, Gustavo O. Figueiredo
    1-25
  • Inclusión de estudiantes migrantes: un desafío para la gestión directiva escolar

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15092.049
    Jorge Alarcón-Leiva, Catalina Gotelli-Alvial, Myriam Diáz-Yáñez
    1-24
  • Escola sem Partido: análise de uma rede conservadora na educação

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15290.053
    Iana Gomes de Lima, Álvaro Moreira Hypolito
    1-17
  • A Pedagogia como lócus de formação profissional de educadores(as): desafios epistemológicos e curriculares

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15528.057
    Selma Garrido Pimenta, Umberto de Andrade Pinto, José Leonardo Rolim de Lima Severo
    1-20
  • Representações de professores(as) no jornal Diário dos Campos (1932-1950): condições de trabalho e remuneração

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15467.064
    Maria Julieta Weber Cordova, Jaine dos Santos Floriano
    1-18
  • Processos formativos de ações e reflexões na formação continuada do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em um município da região Nordeste do Rio Grande do Sul

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16832.099
    Elizandra Aparecida Nascimento Gelocha, Helenise Sangoi Antunes, Ana Luiza Ruschel Nunes
    1-17
  • Educação Integral em Tempo Integral: as concepções presentes na prática docente em uma escola municipal de Ensino Fundamental

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16336.102
    Joselaine Aparecida Campos , Gilmar de Carvalho Cruz
    1-12
  • A epistemologia de Paulo Freire na formação de pedagogas(os) durante os Estágios Curriculares Supervisionados

    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.17067.101
    Lucimara Cristina de Paula
    1-23

Resenhas