v. 15 (2020): Publicação contínua

					Visualizar v. 15 (2020): Publicação contínua
Publicado: 2019-08-10

Seção Temática: Adiando o fim da escola

  • Apresentação - Seção temática: Adiando o fim da escola: perspectivas internacionais sobre Educação em tempos de pandemia

    Geovana Mendonça Lunardi Mendes, Marcia Denise Pletsch, Kamila Lockmann
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.17127.105
  • Imagining a Post-COVID-19 Global Citizenship Education

    Marta Estelles, Gustavo E. Fischman
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15566.051
  • Materiales didácticos digitales y coronavirus en tiempos de confinamiento en el contexto español

    Jesús Rodríguez Rodríguez, Silvia López Gómez, Diana Marín Suelves, María Montserrat Castro Rodríguez
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15776.056
  • Declaração de voto das conselheiras representantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

    Simone de Fátima Flach, Daiana Camargo
    1-5
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15758.054
  • Transformações educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isolamento curricular

    José Carlos Morgado, Joana Sousa, José Augusto Pacheco
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16197.062
  • Tempos da escola em tempo de pandemia e necropolítica

    Walter Omar Kohan
    1-9
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16212.067
  • Crisis de la educación: el constructivismo neoliberal. Notas en contextos de pandemia

    David Rubio-Gaviria
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16142.065
  • A pandemia que amplia as desigualdades: a Covid-19 e o sistema educativo de Quebec/Canadá

    Kelly Russo, Marie-Odile Magnan, Roberta Soares
    1-28
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15915.073
  • Entre a compulsão modernizadora e a melancolia pedagógica: a escolarização juvenil em tempos de pandemia no Brasil

    Roberto Rafael Dias da Silva
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15475.074
  • Ensino remoto para alunos surdos em tempos de pandemia

    Elsa Midori Shimazaki, Renilson José Menegassi, Dinéia Ghizzo Neto Fellini
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15476.071
  • Lições de quarentena: limites e possibilidades da atuação docente em época de isolamento social

    Luciana Haddad Ferreira, Andreza Barbosa
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15483.076
  • Parar pandêmico: educação e vida

    Paola Zordan, Verônica Domingues Almeida
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15481.077
  • La didattica alla prova del Covid-19 in Italia: uno studio sulla Scuola Primaria

    Maria Ranieri, Cristina Gaggioli, Martha Kaschny Borges
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16307.079
  • Escolarização de crianças e adolescentes pantaneiros em tempos de COVID-19

    Washington Cesar Shoiti Nozu, Mônica de Carvalho Magalhães Kassar
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16193.080
  • Corpos[pandêmicos]: ação e subjetividade na arte educação

    Carla Carvalho, Pedro Gottardi, Helen Rose Leite Rodrigues de Souza
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15527.083
  • Collective resilience to global challenge: a collective wellbeing agenda to transform towards sustained equitable education

    Liesel Ebersohn
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16344.082
  • Educação Infantil, políticas governamentais e mobilizações em tempos de pandemia

    Angela Scalabrin Coutinho, Valdete Côco
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16266.088
  • É possível Educação em Educação a Distância? Reflexões a partir da ética da responsabilidade de Levinas e do Eros transcendental de Gur-Ze’ev

    Bruno Antonio Picoli , Alexandre Anselmo Guilherme
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16244.089
  • La escuela en la pandemia. Reflexiones sobre lo escolar en tiempos dislocados

    Inés Dussel
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16482.090
  • Os desafios de educar através da Zoom em contexto de pandemia: investigando as experiências e perspetivas dos docentes portugueses

    Hugo Miguel Ramos dos Santos
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15805.091
  • Educação Especial e Inclusiva em tempos de pandemia: o lugar de escola e as condições do ensino remoto emergencial

    Flavia Faissal de Souza, Débora Dainez
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16303.093
  • A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente

    Karla Saraiva, Clarice Traversini, Kamila Lockmann
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16289.094
  • Ecologia de saberes, para adiar o fim da escola

    Fábio Merladet, Graça Reis, Maria Luiza Süssekind
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.17096.104
  • Entre a espera e a urgência: propostas educacionais remotas para crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus durante a pandemia da COVID-19

    Márcia Denise Pletsch, Geovana Mendonça Lunardi Mendes
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.17126.106

Dossiê: Homeschooling: controvérsias e perspectivas

  • Apresentação Dossiê: Homeschooling: controvérsias e perspectivas

    Bruno Antonio Picoli, Cibele Cheron, Alexandre Guilherme, Fernando de Araujo Penna
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15951.059
  • A Educação domiciliar como alternativa a ser interrogada: problema e propostas

    Maria Celi Chaves Vasconcelos, Carlota Boto
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v15.14654.019
  • Homeschooling e os irrenunciáveis perigos da educação: reflexões sobre as possibilidades de educação sem escola no mundo plural a partir de Arendt, Biesta e Savater

    Bruno Antonio Picoli
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14535.023
  • Família e escola em sociedades republicanas: saudáveis dissonâncias

    Jenerton Arlan Schütz, Paulo Evaldo Fensterseifer, Vânia Lisa Fischer Cossetin
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14687.024
  • Os discursos da Associação Nacional de Educação Domiciliar do Brasil

    Letícia Veiga Casanova, Valéria Silva Ferreira
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14771.025
  • Educação Básica em “xeque”: Homeschooling e fundamentalismo religioso em tempos de neoconservadorismo

    Elcio Cecchetti, Anderson Luiz Tedesco
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14816.026
  • Reflexões sobre a proposta de Educação Domiciliar no Brasil: o Projeto de Lei Nº 2401/2019

    Juliane Morais Wendler, Simone de F´atima Flach
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14881.028
  • O diálogo e a aprendizagem com Tecnologias da Informação e Comunicação no homeschooling

    Renato de Oliveira Brito, Luiz Síveres, Luís Paulo Leopoldo Mercado, Idalberto José das Neves Júnior
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14804.029
  • Formação e homeschooling: controvérsias

    Cledes Antonio Casagrande, Nadja Hermann
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14789.032
  • El viaje a Cuernavaca, México, de John Holt y su relevancia para la historia del Movimiento Global de la Educación en Casa

    Patricia Quiroga Uceda, Jon Igelmo Zaldívar
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14772.033
  • Homeschooling e controvérsias: da identidade à pluralidade – o drama da socialização

    Adalberto Carvalho Ribeiro
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14775.034
  • Homeschooling: o reverso da escolarização e da profissionalização docente no Brasil

    Ana Claudia Ferreira Rosa, Arlete Maria Monte de Camargo
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14818.036
  • Paradoxos e tensões na construção do espaço público da educação: alternativas educativas de escolha parental e desescolarização nos coletivos parentais do Rio de Janeiro

    Caroline Montezi de Castro Chamusca, Teresa N. R. Gonçalves
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14817.038
  • A defesa pela “liberdade de escolha” fortalecendo uma rede empresarial: o homeschooling brasileiro

    Stephane Silva de Araújo, Maria Cecilia Lorea Leite
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14819.039
  • Educação domiciliar, diferença e construção do conhecimento: contribuições para o debate

    Caroline Becker, Katlen Bohm Grando, Morgana Domênica Hattge
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14812.040
  • Unschooling: um estudo de caso sobre percursos de mediação cultural

    Helen Rose Leite Rodrigues de Souza, Carla Carvalho
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14790.041
  • A opção por um ensino domiciliar: um estudo de caso

    Ingrid Lilian Fuhr, Luis Eduardo Oliveira Alejarra
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14770.042
  • Homeschooling ou a educação sitiada no intèrieur: notas a partir de Walter Benjamin

    Lidnei Ventura
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14815.046
  • Estudo de caso sobre um processo de desescolarização marcado pelo fracasso entre escola e família

    Clarissa Pimentel Portugal, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14788.068

Seção Temática: Políticas conservadoras na Educação Básica

Seção temática: Prêmio Capes de Tese

Artigos

  • Repensar o conceito de autonomia para uma sociologia dos bens simbólicos

    Gisèle Sapiro
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15017.035
  • Percursos identitários do início da atividade profissional de uma professora de Matemática

    Klinger Teodoro Ciríaco, Maria Raquel Miotto Morelatti
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.12999.001
  • A educação dos sentidos: uma abordagem sobre as prescrições do ensino de desenho entre 1870 a 1907

    Adriana Vaz
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.13023.002
  • Gênero, sexualidades e educação: cenário das políticas educacionais sobre os direitos sexuais e reprodutivos de jovens e adolescentes

    Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo, Matheus Estevão Ferreira da Silva, Talita Santana Maciel
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.13397.003
  • O imigrante na política educacional brasileira: um sujeito ausente

    Dalila Andrade Oliveira
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.13655.004
  • A formação inicial de professores: os cursos de Pedagogia nas universidades públicas do Paraná

    Susana Soares Tozetto, Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez, Priscila Gabriele da Luz Kailer
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14106.005
  • Tessituras constitutivas da abordagem (auto)biográfica como dispositivo de pesquisa qualitativa

    Fabrício Oliveira da Silva
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.12960.006
  • Discalculia do Desenvolvimento: um mapeamento sobre intervenções pedagógicas e psicopedagógicas

    Everlise Sanches Brum, Isabel Cristina Machado de Lara
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.13155.007
  • Concepção sobre Orientação e Mobilidade (O&M) de uma pessoa surdocega: Método de História de Vida

    Rafael Ernesto Arruda Santos, Rosemeire de Araújo Rangni
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.13118.008
  • A pesquisa em Educação Física no contexto escolar e da formação de professores no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994-2010)

    Silvia Christina de Oliveira Madrid
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.13847.009
  • Potencialidades educacionais do Wattpad: problematizando o conceito de cronotopo

    Marcos Rogério Martins Costa, Patricia Margarida Farias Coelho, Sérgio Marcus Nogueira Tavares
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.13217.010
  • A questão do PROUCA na Educação e os indícios recentes em teses de Doutorado

    Adilson Cristiano Habowski, Elaine Conte, Maria Edilene de Paula Kobolt
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.13009.011
  • Inclusão da criança com deficiência no ensino regular: olhar das famílias sobre a inclusão na escola

    Circe Mara Marques, Lurdes Caron, Adriane Alves da Cruz
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.13499.012
  • Movimentos sociais na cultura digital e formação humana

    Juliano Carrer, Graziela Fatima Giacomazzo
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.13516.013
  • A ferramenta metodológica das pretensões de validade: uma contribuição para tratamento de dados nos estudos educacionais críticos

    Luís Armando Gandin, Ricardo Boklis Golbspan
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14407.014
  • Um procedimento de inclusão escolar de uma criança cega

    Maria Luiza Pontes França-Freitas, Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v15.13167.015
  • Juventude e apoio social: um olhar sobre as redes sociais de estudantes paraenses

    Tatiene Germano Reis Nunes, Fernando Augusto Ramos Pontes, Lúcia Isabel da Conceição Silva
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v15.13534.017
  • Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs) como estratégia de atuação do setor privado na educação pública

    Elma Júlia Gonçalves de Carvalho, Vera Maria Vidal Peroni
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v15.14343.018
  • Contação de histórias e desenvolvimento do adulto contador

    Elizabete Aparecida Bragatto Abate, Tania Stoltz
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14674.020
  • Igualdade de direitos ou heteronormatividade? Professores e professoras diante da homossexualidade

    Lucélia de Moraes Braga Bassalo, Wivian Weller
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14305.021
  • Reforma do Ensino Médio no Estado do Rio Grande do Sul (Brasil): alinhamentos e resistências

    Ângela Both Chagas, Maria Beatriz Luce
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14653.022
  • Práticas com modelagem na formação do professor da Educação Básica: a busca por uma nova racionalidade

    Dionísio Burak, Laynara dos Reis Santos Zontini
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14239.027
  • A pesquisa em Política Educacional: análise de aspectos teórico-epistemológicos em teses de Doutorado (2010-2012)

    Carina Tonieto, Altair Alberto Fávero
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14901.030
  • La producción académica sobre Política Educativa desde perspectivas comparadas en la Argentina: un análisis de artículos publicados entre 2001 y 2015

    Jorge M. Gorostiaga, Lucía Ferrere
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14947.031
  • A elaboração de Planos Municipais na perspectiva da análise institucional e da abordagem do ciclo de políticas

    Tatiane Oliveira Santos Nascimento, Maria Eliza Nogueira Oliveira, Cristiano Amaral Garboggini di Giorgi
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.13790.037
  • Licenciaturas em Educação do Campo da Região Nordeste: estudo curricular sobre a formação de professores por áreas de conhecimento

    Emerson Augusto de Medeiros, Jamira Lopes de Amorim, Sandra Maria Gadelha de Carvalho
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14769.044
  • Por uma práxis radical na luta em defesa da democracia: desafios contemporâneos para a formação política e a educação crítica no século XXI

    Henry A. Giroux, Gustavo O. Figueiredo
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14787.047
  • Inclusión de estudiantes migrantes: un desafío para la gestión directiva escolar

    Jorge Alarcón-Leiva, Catalina Gotelli-Alvial, Myriam Diáz-Yáñez
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15092.049
  • Escola sem Partido: análise de uma rede conservadora na educação

    Iana Gomes de Lima, Álvaro Moreira Hypolito
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15290.053
  • A Pedagogia como lócus de formação profissional de educadores(as): desafios epistemológicos e curriculares

    Selma Garrido Pimenta, Umberto de Andrade Pinto, José Leonardo Rolim de Lima Severo
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15528.057
  • Representações de professores(as) no jornal Diário dos Campos (1932-1950): condições de trabalho e remuneração

    Maria Julieta Weber Cordova, Jaine dos Santos Floriano
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15467.064
  • Processos formativos de ações e reflexões na formação continuada do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em um município da região Nordeste do Rio Grande do Sul

    Elizandra Aparecida Nascimento Gelocha, Helenise Sangoi Antunes, Ana Luiza Ruschel Nunes
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16832.099
  • Educação Integral em Tempo Integral: as concepções presentes na prática docente em uma escola municipal de Ensino Fundamental

    Joselaine Aparecida Campos , Gilmar de Carvalho Cruz
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16336.102
  • A epistemologia de Paulo Freire na formação de pedagogas(os) durante os Estágios Curriculares Supervisionados

    Lucimara Cristina de Paula
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.17067.101

Resenhas