Transformações educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isolamento curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.16197.062

Resumo

A educação confronta-se hoje com uma série de desafios, resultantes da crise provocada pela pandemia COVID-19. A mudança da forma de trabalho dos professores é um bom exemplo, já que, por causa do confinamento social que essa crise gerou, e no contexto de medidas de emergência, o ensino presencial deu lugar ao ensino online, uma modalidade que é acelerada de modo intenso em transição para a sociedade digital ou para o predomínio da subjetividade digital. É, pois, sobre essa mudança de paradigma, bem como sobre o papel das tecnologias digitais na realização das atividades pedagógicas a distância e seus reflexos em termos curriculares que refletimos neste texto. Nessa reflexão, não descuramos a influência que a digitalização das relações e o zoomismo assumem nesse novo modo de pensar a escola, que é um “novo normal”, embora o digital não venha a substituir a relação pedagógica, como se tem pretendido com os sucessivos recursos introduzidos na escola.

Palavras-chave: Mudanças sociais. Transformações educativas. Zoomismo. Isolamento Curricular.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
5,175
Jun 19 '20Jun 22 '20Jun 25 '20Jun 28 '20Jul 01 '20Jul 04 '20Jul 07 '20Jul 10 '20Jul 13 '20Jul 16 '20168
| |
Outros formatos de visualizações
70
Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202614
|
  • Citations
  • Scopus - Citation Indexes: 14
  • Captures
  • Mendeley - Readers: 44
  • Mendeley - Readers: 34
  • Social Media
  • Facebook - Shares, Likes & Comments: 162

Downloads

Publicado

2020-06-19

Como Citar

MORGADO, J. C. .; SOUSA, J. .; PACHECO, J. A. . Transformações educativas em tempos de pandemia: do confinamento social ao isolamento curricular. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–10, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.16197.062. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16197. Acesso em: 6 abr. 2025.

Edição

Seção

Seção Temática: Adiando o fim da escola

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)