v. 18 (2023): Publicação contínua

					Visualizar v. 18 (2023): Publicação contínua
Publicado: 2022-06-08

Artigos

  • A dialética materialista: princípios, diálogos e pesquisa em Educação

    Alessandro de Melo
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.20334.001
  • O Conglomerado de Aparelhos Privados de Hegemonia Empresariais Lemann e sócios na “seleção pública” de pessoas para a gestão educacional do Estado do Paraná

    Adriana Medeiros Farias
    1-27
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.20670.002
  • Enacting accountability reforms in Brazil: the mediating role of school leadership

    Laura Mentini
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.20774.006
  • Fundamentos filosóficos na Pedagogia Social de Paul Natorp e aproximações com a educação comunitária

    Suzete Terezinha Orzechowski, Érico Ribas Machado
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21337.011
  • Educação a Distância e formação de professores em Santa Catarina (1998-2018)

    Joviles Vitório Trevisol, Jaques Antonio de Toledo
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21355.012
  • El cero (0) no tan neutro en la Educación Decolonial Planetaria Compleja

    Milagros Elena Rodríguez
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21287.017
  • O Consed na construção da BNCC: uma experiência pública (com)partilhada?

    Franceila Auer, Heitor Lopes Negreiros , Gilda Cardoso de Araujo, Vania Carvalho de Araújo, Wagner dos Santos
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21379.018
  • Optimización de funciones con derivadas en aula invertida: estudio a través de múltiples estrategias didácticas

    Carlos Fernando López Rengifo, Edison Chanca Pérez, Edwin Roger Esteban Rivera
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21394.019
  • Curso de Bacharelado em Ciências Militares: construção e mobilização dos saberes docentes

    Alexandre Cardoso Barbosa, Maria Adélia da Costa, Roberta Pasqualli
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21468.021
  • Éducation corporelle et décrochage scolaire: une problématique oubliée dans les innovations de la revue EP.S et les discours officiels (1981-2020)?

    Joseph Gandrieau, Clément Llena, Daniel Caballero-Julia, Eric Flavier, Jean Saint-Martin
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21602.022
  • Articulando a Educação Científica com a Sociologia de Educação: o contributo significativo de Ana Maria Morais

    Isabel Pestana Neves
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21795.027
  • Lesson study as a pedagogical practice in higher education from an inclusive perspective: strategies and resources indicated by professors

    Jáima Pinheiro de Oliveira, Seán Bracken, Natalia Nakano, Gareth Dart
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21306.029
  • Educação do Campo e as Práticas Educativas da Escola José Fidelis de Moura, do Assentamento Bonfim da Conceição - Ceará

    Francisco Valdir Amorim, Luciane Azevedo Chaves, Márcia Cristiane Ferreira Mendes
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21041.026
  • Como os estados e os municípios capitais no Brasil regulamentam as competências do diretor escolar

    Ângelo Ricardo de Souza, Ana Cristina Prado de Oliveira, Cynthia Paes de Carvalho
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21069.030
  • Um currículo que verte sangue: tecnologia de apoptose no necrocurrículo das narrativas midiáticas seriadas

    Evanilson Gurgel, Marlécio Maknamara
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21387.035
  • A produção do dispositivo sexualidade em tempos de avalanche neoconservadora na educação: discursividades científicas latino-americanas

    Dulce Mari da Silva Voss, Eliada Mayara Cardoso da Silva Alves
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21384.036
  • Revisitando a relação entre família e escola: discursos inacabados

    Anderson de Carvalho Pereira
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21405.040
  • O mercado de decoração infantil como agente de socialização: novos estilos para velhas hierarquias

    Cibele Noronha de Carvalho, Maria Alice Nogueira
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21415.045
  • “Direitos Humanos e Educação”: teoria e práxis em contexto educativo – relato de uma experiência no Ensino Superior em Portugal

    Susana Sardinha Monteiro, Jenny Sousa
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21328.042
  • A regulamentação do Sistema Nacional de Educação (SNE) no Brasil: um longo debate

    Karoline de Oliveira, Catarina Ianni Segatto
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21495.044
  • O pedagogista e o educador: modelos ideológicos propostos pela revista O Ensino (1922-1924)

    Maria Isabel Moura Nascimento, Claudia Maria Petchak Zanlorenzi, Sandra do Rocio Ferreira Leal
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21365.046
  • Heidegger e a Universidade: acerca do vínculo essencial entre ciência e formação

    Marcelo José Doro
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21293.050
  • Galeria de perdas: a educação brasileira após o golpe (2016-2022)

    Mariana Passos Ramalhete
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.21380.043
  • O modelo comunitário regional e a equidade na Educação Superior brasileira

    Julio Bertolin, Olmiro Schaeffer, Cassiano Del Ré
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21284.052
  • Avaliação do Plano Estadual de Educação no Sistema Prisional do Paraná: discursos dos sujeitos de uma penitenciária feminina

    Bruna Mayara Bonatto, Mary Ângela Teixeira Brandalise
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21737.053
  • Percepções da velhice e transição para a aposentadoria de pessoas adultas mais velhas

    Maria das Neves Silva, Carmen Cavaco
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21348.051
  • A formação continuada padronizada do professor: uma análise do Projeto da SEED-Paraná

    Susana Soares Tozetto, Thaiane de Góis Domingues
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21589.054
  • O processo instituinte da política de formação de professores da Universidade Federal do Rio Grande no contexto da Resolução CNE/CP Nº 2/2015

    Derlan Trombetta, Maria Beatriz Luce
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21324.055
  • A educação pública em Ponta Grossa-PR: o Grupo Escolar Senador Correia e o Ginásio Regente Feijó (1912-1945)

    Silmara Solomon, Leonardo Miguel Martins, Maria Julieta Weber
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21641.057
  • A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Catarinense: travessias perigosas na luta contra as desigualdades sociais

    Anderson Luiz Tedesco, Bruno Antonio Picoli, Altair Alberto Fávero, Marcio Giusti Trevisol
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21450.058
  • Atenção voluntária externa e ensino escolar

    Marcelo Ubiali Ferracioli
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.20642.059
  • Um estado da arte possível: contribuições da pesquisa em educação sobre pandemia no Brasil

    Isadora Alves Roncarelli, Nilda Stecanela
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21381.060
  • A pesquisa sobre inclusão de estudantes com deficiência visual na pós-graduação em Educação do Sul do Brasil

    Elisabete Cristina Pereira Eches, Mirela Casonato Roveratti
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21295.061
  • Práticas de Ensino Experimental das Ciências no 1.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal: uma análise dos relatórios da Inspeção-Geral da Educação e Ciência

    Patrícia Christine Silva, Ana Valente Rodrigues, Paulo Nuno Vicente
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21358.062
  • Aprendizagem escolar de estudantes com deficiência intelectual na Educação de Jovens e Adultos (EJA): discussões e implicações

    Olga Mara Bueno, Rita de Cássia da Silva Oliveira
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21616.063
  • Confluências na formação de educadores das áreas de Ciências da Natureza e Linguagens a partir da Tecnologia Social das tintas de terra

    Anielli Fabiula Gavioli Lemes, Luiz Henrique Magnani, Maurício Teixeira Mendes, Luciana Resende Allain
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21374.064
  • Avaliação externa das escolas, regulação por pares, trabalho colaborativo e qualidade educativa: qual a relação?

    Helena Maria Cerqueira Gonçalves Miranda, Filipa Seabra, José Augusto Pacheco
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21863.065
  • Prática das danças urbanas em contexto escolar: memória e atenção de escolares de 7 e 8 anos

    Cielle Amanda de Sousa e Silva, Guilherme da Silva Gasparotto
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21331.066
  • Avaliação educacional e accountability: análise de artigos publicados no Brasil e na Colômbia

    Camila Regina Rostirola, Marilda Pasqual Schneider, Jorge Jairo Posada, José Emilio Díaz Ballén
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21579.067
  • Desconstruindo os arquivos da violência escolar: reflexões sobre a relação entre a docência e a Filosofia da Educação

    Amarildo Luiz Trevisan
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.22099.068
  • Estado de conhecimento: pesquisas realizadas no Brasil sobre as narrativas de professoras

    Évelin Albert
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21292.069
  • Formação de professores para a cultura digital: elementos em perspectivas diferentes da visão instrumental

    Douglas Pereira da Costa, Maria da Glória Carvalho Moura
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21276.070
  • Agenda global da educação e expansão da Educação Superior

    Gilneide Maria de Oliveira Lobo, Alda Maria Duarte Araújo Castro
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21286.071
  • Currículo e cultura escolares: rareamento de práticas de leitura de alunos empobrecidos e periféricos

    Dayane Pereira Barroso de Carvalho, Maria da Guia Taveiro Silva
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21437.072
  • Ley de Inclusión Escolar en Chile: desafíos de gestión para establecimientos particulares subvencionados

    Nibaldo Enrique Benavides Moreno, Daniel Reyes Araya, Jorge Alarcón-Leiva
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21840.074
  • Educação Domiciliar: análise de entrevistas em programas televisivos

    Natália Caroline da Costa, Isabela Natal, Heloisa Chalmers Sisla
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21699.076
  • TDAH na escola: um estudo sobre os rituais de interação entre estudantes

    Andrea Soares Wuo, Luiza Nunes Marques
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21382.077
  • Tensões e contradições das políticas educacionais dos governos de Lula e Dilma Rousseff: aprendendo com as lições do passado

    Ana Maria Clementino, Dalila Andrade Oliveira
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.22022.078
  • Neoliberalismo en la educación inicial: una revisión bibliográfica sistemática internacional

    Loreto Fernández, Alejandra Falabella
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.22562.083
  • Programa Educacional de Introdução à Linguagem Cartográfica Tátil e introdução à leitura de mapas na sala de aula comum

    Fabiana Giehl Birão, Fátima Elisabeth Denari
    1-24
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21406.085
  • Network ethnography: shifting perspectives and approaches to make sense of education governance

    Marina Avelar, Stephen J. Ball
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.22640.084

Tradução

Seção Temática: Perspectivas psicossociais sobre a educação no período pandêmico

Seção Temática: Ética em Pesquisa e Integridade Acadêmica em Ciências Humanas e Sociais: atualizando o debate

  • Apresentação da Seção Temática

    Jefferson Mainardes, Angela Scalabrin Coutinho, João Batista Carvalho Nunes, Mónica de La Fare
    1-2
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.22914.088
  • Ética nas pesquisas em Ciências Humanas e Sociais: entre a norma e sua aplicação

    Iara Coelho Zito Guerriero
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21203.010
  • Analysis of the prevalence, evolution, and severity of dishonest behaviors of Spanish graduate students: the vision of academic heads

    Antoni Cerdà-Navarro, Carmen Touza-Garma, Teresa Pozo-LLorente, Rubén Comas Forgas
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21027.009
  • O silêncio do PNLD e dos livros didáticos sobre o ciberplagiarismo

    Sirlene Rodrigues, Carlos Lopes
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21432.014
  • Formação de pesquisadores em integridade na pesquisa: espaços e subsídios relacionados aos cuidados éticos na pesquisa educacional

    Luis Paulo Leopoldo Mercado, Ana Paula Monteiro Rego
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21369.015
  • Ética e Learning Analytics: uma combinação necessária para o rigor científico

    Jones Baroni Ferreira de Menezes, Andrea Chagas Alves de Almeida, Marcos Vinicius de Andrade Lima, Thales Mesquita Sousa
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21370.016
  • Automatic paraphrasing tools: an unexpected consequence of addressing student plagiarism and the impact of COVID in distance education settings

    Rubén Comas Forgas, Thomas Lancaster, Elvira Curiel Marín, Carmen Touza Garma
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21679.020
  • A critical review of Kant thoughts on ethical education: a reflection on current era

    Amna Gohar, Alonso Bezerra de Carvalho
    1-9
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21400.023
  • Análisis sobre la presencia de ética en las guías docentes de los grados en Diseño

    Renata Canevari, Beatriz Feijoo Fernández
    1-32
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21009.025
  • O processo de avaliação ética de pesquisas em Ciências Humanas e Sociais: considerações sobre uma peculiaridade brasileira

    Erimaldo Nicacio
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21663.031
  • O agir ético na pesquisa educacional na perspectiva do materialismo histórico-dialético

    Antonio Carlos Souza, Fábio Antonio Gabriel
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21289.032
  • Ética na pesquisa em educação – A que se destina?

    Luiz Percival Leme Britto, Anselmo Alencar Colares
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21740.033
  • A emergência da ética na educação filosófica de professores de Química: uma análise curricular de Licenciaturas no Estado do Paraná

    Mariana da Silva Garcia, Robson Simplicio de Sousa
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21367.034
  • Ética e investigação em educação: a (in)visibilidade ético-epistemológica das crianças no consentimento informado

    Ana Paula da Silveira Simões Pedro
    1-25
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21399.037
  • Ética em pesquisa nas Ciências Humanas e Sociais: divergências e convergências no tratamento de dados

    Marcio Giusti Trevisol, Davi Alexandre Schoenardie
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21346.038
  • Relato de experiência sobre a participação em um Grupo de Trabalho da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa

    Martinho Braga Batista e Silva
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21425.039
  • Ética na pesquisa e na produção científica: um diálogo entre a coletânea da ANPEd e autores clássicos

    Terezinha Oliveira
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21520.041
  • Ética y prácticas de la investigación en la historia oral: reflexiones desde el contexto italiano y europeo

    Alessandro Casellato
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21915.047
  • “Riscos”, “danos” e “benefícios” da participação em um projeto de história oral sobre a Covid-19

    Carla Simone Rodeghero
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21762.048
  • Ética em pesquisa e a perspectiva do princípio de autonomia no projeto profissional e nas pesquisas em Serviço Social

    Márcia Sgarbieiro
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21664.056
  • Ethics review of research on humans in the biomedical and non-biomedical sciences: bridging "two cultures" in Brazil?

    Karina de Albuquerque Rocha, Sonia Maria Ramos Vasconcelos
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21955.073
  • Uma cartografia das Comissões de Ética do Ensino Superior Politécnico em Portugal (2023)

    Lucília Nunes
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.22135.075
  • Ética na pesquisa em Educação: desafios perante encaminhamentos sobrepostos à Plataforma Brasil

    Catarina Moro, Angela Scalabrin Coutinho, Gabriela Pinho
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21835.079
  • Ética na pesquisa em educação: análise de dissertações e teses no Brasil

    João Batista Carvalho Nunes
    1-29
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.22236.080
  • Ensino da ética na pesquisa em educação: análise dos programas de formação em investigação científica e a relevância nas monografias produzidas em Angola

    Francisco Calóia Hombo Alfredo, Aníbal João Ribeiro Simões
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.22149.082
  • Entrevista com lideranças na promoção da ética em pesquisa e da integridade acadêmica e científica

    Angela Scalabrin Coutinho, Sandra Fernandes Leite, Tomáš Foltýnek, Rubén Comas Forgas, Frederico Garcia Fernandes, Sonia Maria Ramos Vasconcelos, Jefferson Mainardes
    1-31
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.22915.087

Seção temática: Internationalization, interculturality and neo-humanism

  • The neohumanist moment and our planetary futures

    Marcus Bussey
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21500.024
  • Internationalization, interculturality and Neohumanism Philosophy of Shrii Prabhat Ranjan Sarkar

    Sunandita Bhowmik
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21501.028
  • Diversifying Universalism: Neohumanism, Internationalism, and Interculturalism in Education

    Kathleen Kesson, Marco Alexandre de Oliveira
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.18.21481.049

Resenhas